23 de novembro de 2009

Comentário sobre o Salmo 121


"Elevo os meus olhos para os montes..." (ver. 1a)

Elevar os olhos para os montes, ou para o alto, é libertar-se de toda a distração; é livrar-se daquilo que tire a nossa atenção; Quando olhamos para o céu, é porque queremos observar algo com atenção; este verso denota algo como um olhar para o vazio; uma reflexão, um ato de parar para pensar na vida, nos fatos, um momento de pensamentos concentrados.
Em um dia movimentado, em que estamos sobremodo atarefados, dificilmente olhamos para o céu. os nossos olhares estarão concentrados nas áreas planas e diretas, jamais horizontais. olhar para o alto significa querer reparar algo, prestar atenção em alguma coisa.

"de onde virá o meu socorro?" (ver. 1b)

O fato de Davi ter olhado para "os montes" - ou para o alto - foi para pensar num possível socorro, numa possível solução para seus problemas que naquele tempo o perpassava. O verso é claro: se queremos conhecer a solução para os nossos problemas, é evidente que precisamos nos livrar de toda e qualquer distração e pensar com coerência e mansidão; fazendo isto, encontraremos as melhores soluções para os piores problemas.

"O meu socorro vem do Senhor..." (ver. 2a)

Depois de pensar coerentemente nas possíveis soluções para os seus problemas, ele chega a uma conclusão magnífica: "O meu socorro vem do Senhor" (2a); como é importante pensarmos antes de agir; o pensamento tranquilo nos leva a agir da forma mais correta.
Não podemos agir pela pressão do momento, mas sim, agir com calma, nos momentos, aparentemente, difíceis.

"Que fez os céus e a terra" (ver. 2b)

A melhor solução de nossos problemas é o Senhor, pois com Ele está o controle "dos céus e da terra", que significa ter o controle sobre todas as coisas. O Salmo 24 declara que que "do Senhor É a terra, a sua plenitude e todos os que nela habitam". Que bom saber que podemos contar e confiar no Deus que tem controle sobre tudo, inclusive de nossas vidas! Ele sabe a melhor solução para nossas preocupações.

Ao Deus que tem em seu controle céus e terra, NELE está nosso socorro!

1 comentários:

Edith disse...

Que Deus continue te usando e faça desta benção ações que possa agradar ao Senhor, nosso Deus altíssimo

Postar um comentário