18 de novembro de 2009

A intolerância neopentecostal

Hoje, assistindo uma entrevista, deparei-me com uma socióloga espírita que criticava os neopentecostais por suas intolerâncias e desrespeitos à liberdade religiosa, o exclusivismo de crença e a demonização dos ritos do cadomblé e Umbanda. Infelizmente, ela não estava errada!

É certo que queremos - e precisamos - defender nossas crenças, mas em momento algum, temos o direito de difamar, escandalizar ou desrespeitar a crença alheia, mas infelizmente, existem grupos protestantes (principalmente os pseudo-pentecostais), que não entendem esta razão!

Jesus foi claro em suas palavras: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". (Marcos 16. 15-16); Cristo não deu exclusividade à sua doutrina, mas simplesmente ofereceu o direito de afeição ou rejeição, aquele que receber a mensagem.

Devemos agradecer a Deus por vivermos em um país que defende a liberdade religiosa; mas quando olhamos para liberdade religiosa, enxergamos apenas o nosso umbigo, e esquecemos que o cadomblé, a umbanda, o espiritismo, o islamismo, o catolicismo, o budismo, o ecumenismo e tantas outras crenças também fazem parte desta liberdade, e nós precisamos respeitar!

Infelizmente, já houve aquele caso em que um bispo chutou a imagem de uma santa; ademais, na Bahia, está havendo casos de agressões físicas, verbais e morais a fiés do cadomblé e umbanda, por grupos neopentecostais. Recentemente, apareceu em um programa televisivo neopentecostal na Bahia, a imagem de uma senhora "mãe de Santo", com uma tarja preta no rodapé da TV escrito: "Charlatã"; após ter visto sua imagem sendo difamada na TV, ela faleceu, tendo um Enfarte Fulminante;

Precisamos entender que devemos confrontar idéias, não pessoas; e até para se confrontar idéias, precisamos ter limites!

Infelizmente, tive que concordar com a socióloga espírita na entrevista, pois não é de hoje que a intolerância de grupos que se dizem "cristãos" são externadas por meios boçais!

Até poderia  fazer ponderações aqui, mas não usarei de tais razões para confrontar tal grupo dito cristão!

Só gostaria de acrescer-lhes que Cristo morreu para tirar nossos pecados, não o nosso cérebro!

0 comentários:

Postar um comentário