15 de novembro de 2009

Assembleia de Deus Ministério de Madureira completa 80 Anos de Fundação


Hoje, dia 15 de Novembro, uma das principais igrejas da Assembleia de Deus e um marco no pentecostalismo brasileiro, completa 80 anos de fundação: a Assembleia de Deus Ministério em Madureira - RJ.

Essa Igreja, fundada pelo Pastor Paulo Leivas Macalão, é um marco de milagres, bênçãos e um referencial no evangelicalismo fluminense e brasileiro; é impossível olhar para a Assembleia de Deus no Brasil, sem lembrar da Assembleia de Deus em Madureira; talvez, a Assembleia de Deus não estaria na posição de maior denominação protestante do país, sem o Ministério de Madureira. O ministério em destaque, é o que dá peso e consistência histórica a essa denominação.



COMO TUDO COMEÇOU:
A fundação da Assembléia de Deus de Madureira foi fruto de um trabalho de fé e amor realizado por um jovem gaúcho, filho de um general do Exército Brasileiro, que aceitou o evangelho nos idos de 1923, Paulo Leivas Macalão.

Logo que aceitou Cristo como Senhor, passou a congregar na casa do Irmão Eduardo de Souza Brito, pai da jovem Zélia Brito, sua futura esposa, que ficava na rua Senador Alencar, 17, Rio de Janeiro, onde havia um ponto de pregação.

Depois de vários meses reunindo-se na casa do Irmão Eduardo, o jovem Paulo Macalão alugou um pequeno salão situado na rua José Machado, 76. Foi à partir daí, que começou a história da belíssima Assembleia de Deus em Madureira.

Por orientação do pastor Gunnar Vingren (Fundador das Assembleias de Deus no Brasil), Paulo Leivas Macalão inicia a evangelização dos subúrbios da Central do Brasil logo no início da sua fé, começando por Realengo, Bangu, Santa Cruz, Campo Grande, sendo que em Madureira, no salão da rua João Vicente, 7, o trabalho veio a estabelecer-se como Sede, dado ao seu vertiginoso crescimento, tendo sido fundado em 15 de Novembro de 1929. (História  das Assembleias de Deus no Brasil - CPAD - pg. 220-221).

Em 1930, aproveitando a presença do Pastor Lewi Petrus, grande líder pentecostal na Suécia, e sentindo a convicção da chamada de Deus na vida do jovem Paulo Macalão, o Pastor Gunnar Vingren o separa para o pastorado em 17 de Agosto, dando maior impulso ao seu trabalho evangelístico, tendo o mesmo o privilégio de inaugurar o templo da Assembleia de Deus em Bangu, que foi o 1º templo próprio das Assembleias de Deus no Sudeste e Sul do país.

Imagens do Interior do templo da Assembleia de Deus em Madureira - RJ:


Embora fundada desde 1929, a magnífica Catedral da Assembleia de Deus em Madureira foi erguida em 1953, sendo a mesma a 1ª Catedral das Assembleias de Deus da América Latina, ímpar em sua beleza em estilo gótico e linhas suaves, que, preeminentemente, exaltam o nome do Senhor Jesus.

Hoje, a Assembleia de Deus em Madureira está sob a presidência do Pastor Abner Ferreira, estando o seu pai, Bispo Manoel Ferreira, na presidência da Convenção (CONAMAD).
A CONAMAD - Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira - possui cerca de 3 milhões de membros, no Brasil e exterior.

Infelizmente, a igreja - e Convenção - em apreço se separaram da Convenção Geral (CGADB) e isso se deu por motivos administrativos da expressividade do Ministério de Madureira e de seu assustador crescimento. Todavia, os valores históricos, morais e espirituais da Assembleia de Deus, se encontram, numa parte avantajada, no Ministério de Madureira.

Ainda hoje, a Assembleia de Deus em Madureira é um referencial para as demais denominações, e um exemplo de uma Igreja coesa e resoluta nas inalteráveis palavras sagradas!

12 comentários:

NilmaBostonRio disse...

Eu AMO, este Ministério de Madureira!


by NilmaBostonRio

Danilo disse...

Não fazia ideia! Não conheço pessoalmente. Realmente preciosa!

Unknown disse...

eu também amo a madureira .. igreja abençoada por jesus... Sidnei - Catuipe - RS

Unknown disse...

Assembleia de Deus - CONAMAD.
( www.conamad.com.br )

Ministerio esse que foi iniciado por um dos maiores compositores ou tradutores dos hinos da Harpa Crista: Pr. Paulo Leivas Macalao , considerado pelas Assembleias de Deus no Brasil como o apostolo do seculo vinte.

by NilmaBostonRio

Anônimo disse...

Louvo a Deus por pertencer a este tão profícuo ministério,pois não conhecia as assembleias de Deus,vim conhecer por intermédio da Assembleia de Deus Min.de Madureira,esta Mágna convenção,foi a primeira registrada no Brasil,depois veio a CGADB.Ev.Ricardo Dias.

Cleison Brugger disse...

Ev, Ricardo Dias, há um equívoco..

A CGADB foi fundada em 1930 pelos miss. Gunnar Vingren...
Somente na liderança do Pastor Paulo Leivas Macalão, na década de 50, que a CONAMAD foi fundada...
E na década de 80 houve a separação dessas convenções, mas a 1ª convenção, a qual pertence a patente da denominação é a CGADB - Convenção geral das ADs no Brasil.

Anônimo disse...

em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e nunca falte o óleo sobre os membros desse grandioso ministério . pois estamos na reta final do bom combate.09de outubro de 2010.

Anônimo disse...

eu sou nova no ministerio + eu estou amando

fazendo o brasil crescer ! disse...

EU SOU O PRESBITERO DEDIVAR PERES ESTOU NA BAHIA ADORO ESTE MENISTERIO FUI CONSSGRADO PELO PR. OROSMAN DAGOUBERTO LOGO APOS APASSAGEM DO REV PASTOR PALO LEVAS MACALÃO PARA O SENHOR AMEI ENCOTRA- AQUI ABRAÇO ATODOS APAZ DO SENHOR LO

daniel disse...

tenho muitas historia do saudoso pastor paulo leivas macalao,meu saudoso pai tinha profundo respeito por esse pastor e ministerio, apesar de ser da assenbleia de belem.

Lucas Marim Santos disse...

A Paz do Senhor.

Um ministério abençoado com certeza, mas seria bom filtrar o orgulho denominacional (dizer que: "largamos a CGADB pois o nosso ministério crescia mais", é presunção e orgulho da vossa parte). Deus é quem dá o crescimento, pois se a obra de Deus cresce por mãos de Deus, me alegro por qualquer denominação.

Agora estou em dúvida... como os ministérios (os pastorados dentro do ministério Madureira), muitos comprometidos com Deus, e em fazer a vontade de Deus, estão lidando com a eminente apostasia do Pr. Manoel Ferreira em ceder a uma seita herege e anti-cristã como a Igreja da Unificação de Rev. Moon?

O Senhor Seja contigo, continuamente.

Cleison Brugger disse...

Não vejo nenhuma presunção, irmão Lucas Marim, muito menos orgulho denominacional, visto que constituimos apenas uma igreja, a Assembleia de Deus, e não vejo razão - nem tenho motivos - de levantar a bandeira da CGADB.

Não nego que o crescimento foi dado por Deus (no texto não há nada que faça negar isto), mas pelo que conta a história, o crescimento exacerbado do ministério de Madureira foi UM DOS motivos para a sua separação definitiva, visto que a CONAMAD já existia como uma convenção interna, devido o espantoso número de membros que Madureira possuia, e a CGADB, a época, não queria sustentar uma convenção de cunho nacional dentro de outra.

Acerca de seu questionamento, não posso dar-lhe nenhum parecer, pois não sou do ministério de Madureira, nem sei de seus assuntos internos.

Na paz.

Postar um comentário