30 de outubro de 2009

Contrariando os princípios da Reforma


 Por Cleison Brugger

O dia 31/10, além de comemorar o Famoso Halloween (ou Dia das Bruxas), também comemora algo de muita importância para os cristãos protestantes: o Dia da Reforma Protestante;
Foi neste dia, que Martinho Lutero apresentou, em frente à Catedral de Wittenberg, suas 95 teses combatendo as heresias que permeavam - e ainda permeiam - a Igreja Católica Romana.
Este ano, a Reforma Protestante completa 492 anos, porém, os princípios da mesma, já se tornaram mais que obsoletos para algumas Igrejas evangélicas tupiniquins; senão vejamos:

SOLA FIDE - Somente a Fé.
Afirma que a justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. Somos salvos para praticar boas obras, e não por causa da mesma (Ef. 2.10). Somos salvos pela fé e aceitação do sacrifício de Cristo em nosso favor. (Ef. 2. 8).

Entretanto, diversas igrejas que dizem ser "continuação da reforma", acreditam que só seremos salvos, se colocarmos acréscimos a fé, como: fazer Campanhas das Sete Semanas, Tomar banho de Sal Grosso ou com o Sabonete Santo, passar por baixo do Manto Sagrado ou ainda, ir assiduamente, as chamadas "Sessões de Descarrego" (só o nome já dá arrepio!).

SOLA GRATIA - Somente a Graça.
Afirma que na salvação, somos resgatados da ira de Deus única e exclusivamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é o que nos leva à Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual e nos conduzindo à liberdade em Cristo.

Todavia, existem Pastores e Igrejas legalistas que acham que isso não é verdade! Só podemos ser salvos mesmo se andarmos "na doutrina". A graça não vale de nada! Para eles, a lei ainda está em vigor, tanto que, os pastores dessas Igrejas, são verdadeiros ditadores!
Eles pregam que NÃO pode: Usar bermuda, calça comprida, pintar unha de vermelho, cortar os cabelos,  etc... blusas, só se forem de manga comprida; saias, só se forem lá no pé!

SOLUS CHRISTUS - Somente Cristo.
Afirma que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória de Cristo. Sua vida sem pecado e sua expiação, por si só, são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Porém, ultimamente, Solus Christus tem sido a última frase a ser dita por alguns pastores e Igrejas; temos dado lugar aos deputados, senadores, aos pregadores renomados, cantores "góspeus" e até mesmo aos Anjos!! O princípio reformado declarando que SOMENTE CRISTO, tem sido violado e desrespeitado! O lugar de primazia em nossas igrejas deveria ser de Cristo, mas infelizmente, não tem sido! Valorizamos mais ao "Conferencista Internacional" ou ainda a "PhD em Teologia" do que ao Dono da Igreja!

SOLA SCRIPTURA - Somente as Escrituras.
Afirma a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha, ensina tudo o que é necessário para a nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo o comportamento cristão deve ser avaliado.

Mas infelizmente, não é isso que tem acontecido, mas sim, desvios e incoerências bíblicas-doutrinárias gritantes! Só falta rasgarmos a Bíblia em público, pois na mente de alguns ministros, pregadores e pastores, ela já está rasgada faz tempo! Frases como: "O melhor de Deus está por vir!"; "o varão de fogo vai te tocar!"; "Determine sua bênção!" e tantas outras, tem sido usadas com frequência, entretanto, que pena, nenhuma delas condizem com as Páginas Sagradas.

SOLI DEO GLORIA - Glória Somente a Deus.

Afirma que, como a salvação é de Deus e realizada por Ele, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteiramente perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus e para sua exclusiva glória.

Entretanto, nas Igrejas ditas "Evangélicas", a glória tem sido entregue a tudo e a todos, menos a DEUS! As palavras egocêntricas ditas em cima de nossos púlpitos são provas disso; a glória, terminantemente, tem sido entregue ao homem!
A glória tem sido dada ao Apóstolo W, ao Bispo R, a Igreja U, etc... Deus mesmo ficou de fora dessa!

IGREJA REFORMADA SEMPRE SE REFORMANDO.

A idéia que os reformadores tinham ao proferir estas palavras NÃO era, de alguma necessidade, de reformarmos as doutrinas bíblicas; eles referiam-se ao dever de sempre retornarmos às doutrinas bíblicas; Não é "Doutrina reformada sempre se reformando" e sim "IGREJA reformada sempre se reformando".

Bom, diante de tudo o que citei acima, creio que ainda haja tempo de zelarmos e cumprirmos este último ponto; Precisamos de um Novo Lutero? De modo nenhum; entretanto, precisamos urgentemente, retornar aos princípios da reforma, para que o evangelho da Cruz seja pregado com clareza e simplicidade! Os clamores de Lutero de obter uma igreja reformada precisam, ainda hoje, serem defendidos!

Não podemos, de jeito nenhum, olharmos para a situação deplorável que se encontra o evangelho ultimamente, e apenas criticarmos, sentados em frente a um computador!
Precisamos levantar-nos e combater biblicamente, aos desvios, incoerências e aberrações feitas "em nome de Deus"!


SOLI DEO GLORIA

0 comentários:

Postar um comentário