8 de agosto de 2010

Lamúrias de um pentecostal biblicocêntrico.

por Cleison Brugger

Talvez alguns me considerem um anti-pentecostal, mas se for para concordar com as aberrações que tem norteado o arraial pentecostal, prefiro ser considerado assim.
Nos últimos anos tenho sido muito crítico; crítico pela leitura, crítico pela realidade que me perpassa, pois tudo o que vejo no meio da igreja pentecostal hoje é movimento, não avivamento.
A postagem abaixo mostra claramente como vão minhas discordâncias com as aberrações que, no seio de algumas igrejas, são consideradas "normais", afirmando que tais coisas são frutos da "unção do Espírito Santo."

Cinseramente, há um tempo eu me cansei. Cansei de meninices, cansei de infantilidades e atrocidades cometidas em nome de Deus. Cansei de ouvir: "-Eis que ELE manda dizer!", enquanto Ele, nada disse (Jeremias 23.21), e graças a Deus sei que não sou um crítico que só sabe falar mal das coisas, pois o Senhor está ao meu lado, pela sua Palavra que diz: "Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse." (Jr. 23. 30,31).

Creio piamente, declaro aqui, nos dons sobrenaturais dados pelo Espírito Santo, como também creio no batismo no Espírito Santo; não sou um cético a este respeito. O que eu não consigo concordar, muito menos admirar são as "macaquices cristianizadas" que tem imergido no meio da igreja pentecostal; "há um pequeno avivamento acontecendo!", acreditam eles, mas tudo o que acontece não passa de coisas temporais e emocionalismos que se afloram nos momentos "de pico" no meio do culto, nada mais!

Estou cansado do "pegue na mão do seu irmão!", estou enfadado do "vire pro irmão que está ao seu lado!", estou enojado do "profetize para este crente que está à sua frente!", estou enfastiado com o "Deus vai mudar a sua história e vai te exaltar!", estou aborrecido com o "Abra esta boca de profeta e dê um grito de glória!", etc. Infelizmente, há muito, alguns cultos pentecostais tem se reduzido a isto!

Hoje ouvi dizer de uma "prega-dor (a)": "Quando eu vou numa igreja fria da vontade de sair correndo!" e ainda: "Estes crentes que não gosta de barulho não vão pro céu, porque lá é barulhada! Vá se acostumando crente!" .. e se há algum crente quieto no culto, prestando atenção na "pregação" (?), o indivíduo possuidor do microfone tem que lançar as piadinhas pentecostecas: "Não, porque tem crente que parece um picolé na igreja: gelado que só! Mais só tem o Espírito Santo que dá glória a Deus alto!" . O engraçado é que, saindo daquele culto, e passando um dia ou dois, nós vemos que TUDO o que alí aconteceu não passou de fogo de palha, pois não houve mudança, transformação, nem sequer arrependimento; Ora, cadê a igreja "quente" do domingo, do congresso, da conferência, da festividade? É triste ver como as pessoas ficam inflamadas no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana!

Nossas pregações não têm trazido libertação real, muito menos arrependimento ou uma real conversão; ao contrário, têm trazido mais infantilidade/imaturidade espiritual, mais movimento e mais pirotecnias que em nada edificam. Como disse Charles Spurgeon: "A pregação que deixa de fora a cruz é a chacota do inferno." e ainda: "O sermão que não conduz a Cristo, ou do qual Jesus Cristo não é a essência, é o sermão que faz rir os demônios no inferno". Existem diferenças entre o sensacionalismo e o poder de Deus: O primeiro apenas exalta as emocões; o segundo muda o caráter.

Estou cansado de tudo isto, e louvo cinseramente a Deus por estar cansado destas coisas, pois persistir em erros é ignorância. Somente oro para que o SOLA SCRIPTURA volte a ser primazia na igreja.

4 comentários:

Iris disse...

Sabe é bem assim mesmo, não tem nada de novo e as pessoas ficam dando de super crentes e mais nada.
Termina o culto e voltam as mesmas prática erradas infelizmente. Mas vc não falou nada do culto pessoa

Cleison Brugger disse...

Falei sim, está implícito (risos)!
Não falei de forma direta, pois essa têm sido a realidade da maioria esmagadora das igrejas pentecostais, infelizmente.

Outrossim, obrigado pela visita e pela participação.

Anderson Fábio disse...

Muito bom o artigo amado!
É desse jeito mesmo, não menosprezando as pessoas que glorificam alto tbm, ou que extravazam um pouco, mas ser cheio do Espírito Santo é ser cheio do fruto!
A igreja em Corinto tinha todos os dons espirituais, mas o apostolo Paulo teve que os chamar de carnais e infantis espirituais.
Temos que lutar contra a religiosidade hipócrita deste farisaismo que só prega uma vida de exaltação nesta terra e de "movimento", e voltar as pregações de arrependimento, santidade e mudança de vida!

Blog Emunah: http://falandoemunah.blogspot.com/

Cleison Brugger disse...

Obrigado pelo comentário, querido irmão!
Sua visita e presenta, muito me honra.

Que Deus te abençoe ricamente.

Postar um comentário