10 de novembro de 2010

Qual é o propósito do batismo no Espírito Santo?

"Olá, a paz do Senhor! Meu nome é Renato. De uns tempos pra cá, orientado pelo lider de jovens da minha igreja, tenho buscado em oração o batismo no Espírito Santo, mas gostaria de saber qual é o propósito deste batismo. Desde já, agradeço pela atenção."

-------------------------------------
resposta por Cleison Brugger
Olá, Renato, paz e bem.
Em suma, o batismo no Espírito Santo tem dois propósitos: 1) fazer com que Cristo seja engrandecido, louvado, glorificado e enaltecido (Lc. 24.49; Jo. 15. 26,27; 16. 13,14); 2) e capacitar os fiés à pregação do evangelho de Cristo, dando-lhes ousadia, coragem, persuasão e intrepidez (Atos 4. 8-13; 7. 48-52; 8. 5-7; 9. 26-31; 14.1). Em Atos 1.8, a palavra diz: "mas recebereis poder [disse Jesus], ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas [testemunhas de Cristo] tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". O termo grego para "poder", no texto, é δυναμιν [dunamin], que significa um poder em ação, um poder real. Assim, o batismo no Espírito Santo só é realmente válido se ele estiver de acordo com a uma paixão pela pregação do evangelho a toda gente.  Na atualidade, temos visto muitos que "usam" o batismo no Espírito Santo apenas para se sentirem "mais" espirituais; os que assim tratam o dom do Espírito realmente não conhece o Espírito dos dons.

O batismo no Espírito Santo nos é dado como uma capacitação espiritual para, como dito acima, glorificarmos, engrandecermos e fazermos conhecida e notória, a obra da cruz. Bendizemos Deus Pai por sua promessa (Lc. 24. 49; Atos 1.4), amamos o Espírito Santo pelo seu dom inefável (Atos 1.8; 2.4) e glorificamos a Cristo Jesus, tornando sua obra na cruz ainda mais relevante (Atos 2. 22-24, 38; 4. 8-12).

Numa rápida leitura dos primeiros 5 capítulos de Atos, percebemos que, embora o Espírito Santo tivesse sido derramado sobre os crentes, Ele não se tornou "um novo deus a ser glorificado" ou a preferência do momento; pelo contrário, este derramamento serviu para glorificar, testificar, disseminar, divulgar e honrar ainda mais, a obra de Cristo na cruz. Assim, o caminho do Pentecostes passa pelo calvário, e não existe derramamento do Espírito sem a consciência da cruz e uma paixão por ela.

Por fim, este dom do Espírito Santo nos é dado para a glória de Cristo, para a nossa santificação e humilhação e para a intrépida pregação do evangelho. fazendo assim, faremos bem ao recebê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário