18 de outubro de 2010

Pregadores-mirim: O show vai começar!

Se você der uma passeada pelo Youtube, irá encontrar isso e muito mais!
por Cleison Brugger

Graças a Deus comecei a pregar desde muito cedo, com pelo menos 13 anos de idade e, por esta razão, é que tenho um alicerce para escrever sobre isso. Embora eu sabia que o que eu fazia era uma preparação para esse ministério fascinante que é o ministério da palavra, era notória a minha falta de preparo e a minha incapacidade de assumir um púlpito, e isso responde o porquê que os púlpitos não devem ser um lugar para os infantes. Existe um tempo para todas coisas (Ec. 3). Creio que Deus quer levantar grandes ministros do evangelho, contudo, a seu tempo. Por isso, sinceramente, tenho uma certa aversão por crianças que supostamente pregam. Creio que o Espírito Santo use a quem quer, como bem entender, mas tenho um receio muito grande quando vejo alguns desses pregadores-mirim.

Encontramos essas figuras, normalmente, no cenário da igreja pentecostal, e isso mostra a nossa neglicência com o Sagrado e prova o quanto uma exposição biblicamente coerente, para alguns, é irrelevante. Alguns de nós ficamos encantados com a capacidade que elas tem de gravar versículos e passagens bíblicas e com a desenvoltura dessas crianças curiosamente imitadoras destes "animadores de palco" e desse circo armado nas arenas pentecostais.

É certo que não estou atacando todas as crianças que pregam; me encanto quando vejo crianças gesticulando bem, falando como crianças normais, sem nenhum tipo de sutaque ou cacoete, em sua humildade e simplicidade; gosto de ver crianças falando como criança, vestidas como criança, se portando como criança e não tentando ser adulto, quando não consegue ser. Então, me dirijo especialmente a essas crianças que são discaradamente manipuladas! tudo o que fazem parece que tem o dedo de alguém! Cada palavra e frase, é um clichê que aprendeu, ouvindo a pregação de algum "conferencista ou avivalista famoso"; sua linguagem muda quando sobe em um púlpito, seus trejeitos são esquisitos, suas roupas são ridículas para suas idades, suas "pregações" são forçosas, apelativas e cheias de frases feitas e jargões mais do que batidos, e tudo o que eu consigo ver são aberrações falando daquilo que não sabem.

Isso me entristece. Por um lado vejo crianças manipuladas, como que marionetes sendo movidas pelo afã de "querer aparecer" e se tornarem pregadores que enaltecem seus egos (o que mais vemos hoje), e assim, pondo de lado suas infâncias, brincadeiras e fazendo nascer uma pseudo-maturidade; por outro lado, vejo uma igreja ignorante, mas festeira do que espiritual, preocupada com movimentos, campanhas e encontros, e virando a cara para a Palavra de Deus, tornando-se, assim, uma igreja herética.

Lutero considerava o ministério da Palavra o mais alto ofício da Igreja. O próprio título, “servo da Palavra divina” (minister verbi divini), conota um papel essencialmente fundamental [1], e, por esta razão, não pode ser exercido por qualquer pessoa.

Eu critico a atuação destes pequenos nos púlpitos alheios, mas minha palavra vai, indiscutivelmente, aos pais e "pastores" que manipulam essas crianças e privam as mesmas de terem uma infância normal e uma vida sossegada. Ao invés destes se esforçarem para obterem um estudo acadêmico e um bom rendimento no estudo bíblico, e assim, pela Palavra, alimentar suas igrejas com alimento sólido, preferem fazer de suas crianças "a atração do momento", e se vangloriam com a agenda "cheia" de seus fantoches humanos. A vocês digo: zelem pela vida de suas crianças, zelem pela Palavra, pela pureza de seus púlpitos e pela saúde de suas igrejas, pois a Palavra de Deus não é uma brincadeira!

Deixem que suas crianças vivam, brinquem, louvem na igreja e porque não, ganhe uma oportunidade para falar! mas não faça delas uma atração para suas igrejas e um meio de ganhar dinheiro, pois esta é uma atitude, no mínimo, covarde.

Referência:
[1] GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. 1 ed. Cap 3, p. 96-98. São Paulo, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1994

9 comentários:

Anônimo disse...

concordo em numero e grau, as crianças estão se
tornando fantoches nas mãos dos espertalhões que
só pensam em grana.

Cleison Brugger disse...

Obrigado pelo comentário!
Que o D-s Eterno lhe abençoe.

Anônimo disse...

A PAZ,NAO VEJO NEM UM PROBLEMA EM UMA CRIANÇA NINISTRAR,DEUS USA A QUEM ELE QUER E DE MANEIRA Q QUER,DEUS USOU UMA JUMENTA PARA FALAR COM BALAAO,ELE NAO VAI USAR UM PEQUENINO PARA FALAR COM SEU POVO? JOAO B

Cleison Brugger disse...

A paz João.
Se você ler atentamente ao texto, irá perceber que eu também não vejo problemas em crianças pregando, desde que as tais não sejam manipuladas e sejam, realmente, crianças, porque quando se passa disso, se torna fanatismo, atração circense e bagunça.

Agora cá entre nós: eu ficaria tão chateado se alguém, ao tentar me defender, usa-se como desculpa o fato de Deus ter usado uma jumenta pra falar com o profeta mercenário.
Cada caso é um caso, né não?

Paz à você.

Anônimo disse...

A Paz cleison.
Não quis compara me com uma jumenta e nem ofender o próximo, mas apenas quis dizer quer Deus usa as mínimas coisas como estrumentos para transmitir a sua palavra,Entendo o teu raciocínio ninguém tem direito de mudar uma criança de um dia para outro,mas em meios a céticos e aberrações Deus esta a procura de um coração puro sincero, e sem intereces próprio penso que as crianças estão mais senciveis a voz de Deus,Jesus mesmo disse deixais vim a me os pequeninos porque as tais são do reino do céus.Não estou dizendo que Deus usar apenas as crianças, mas sim usa um coração de um verdadeiro adorador, não podemos julgar se as crianças são manipuladas ou não, porque a adoração Ê individual,Jesus uma certa feita diz quem não Ê contra nos Ê por nos, indiferente de criança pregar ou não isto não vem ao caso,no reino de Deus devemos pregar indiferente de ser pequeno ou grande a ordem e para pregar o evangelio a toda criatura... devemos preocupar em somar almas para o reino de Deus.OBS: se vc fizer uma canalização d\agua e colocar 2 tipos cano uma de plastico e a outra de metal, tanto a agua correra,tanto na de metal como na plastico,mas a agua nunca deixar de ser mesma,quero te dizer que a agua aqui Ê palavra de Deus que limpa corações,entao o cano de plastico pode pregar agua limpa como a de metal da mesma forma,Então irmão vamos deixa as crianças falar de Jesus .A paz Irmão (NOME: João B)

Cleison Brugger disse...

Sim meu querido, concordo em deixar as crianças falar de Jesus! Nisto, estou contigo e não abro.

Mas JAMAIS permitirei, ou ao menos apoiarei, que infâncias sejam destruídas por causa de um pseudo-chamado! Deus usa a quem quer, e disso não tenho dúvida, pois Ele consegue usar a mim, o pior de todos, e isto é realmente um milagre.

Mas existe um tempo para que tudo aconteça. Não
estou dizendo que crianças não tenham algum chamado específico, mas quero apenas reiterar que todo chamado tem um tempo para o seu cumprimento, e raramente é na infância. Vejamos por Samuel, Davi e Jeremias: todos eles foram chamados bem novos, certo? Agora, vamos olhar para o contexto histórico da nação de Israel na época. A nação estava em desespero! Eles foram chamados ainda tenros, porque houve a necessidade. E o que falar do próprio Cristo que iniciou sem ministério com 30 anos?

Diga-me uma criança que, acertadamente, prega o EVANGELHO e eu mudo minha posição. Tudo o que tenho visto são crianças manipuladas, imitadoras dos Marco Feliciano's e companhia e meninos que mais parecem pokemons do que crianças. veja o vídeo acima e irás constatar o porquê falo assim. Amo as crianças! e por amá-las falo assim, pois Deus quer usá-las como grandes profetas nesta nação, mas não agora. Samuel NÃO FOI sacerdote, juiz e profeta quando criança, mas foi apenas chamado. É o que Deus faz em nossos dias, mas eles, neste afã de "querer ser", se "auto-usam" antecipadamente.

Anônimo disse...

A paz de Cristo Cleison, Amem que Deus te Abençoe em sua ideologia pois Deus nos criou com poder de pensar ANALISA e decidir em todos nossos atos, podemos pensar diferente mais o nosso alvo e mesmo defender o envangelio de cristo Jesus,que Deus te abençoe.[JOÃO B]

Cleison Brugger disse...

Amém, querido irmão.
Que o pensar diferente não seja o motivo de nossas divergências, mas que possamos pensar racional e biblicamente.

Eduardo Santana disse...

Quando Deus quer usar, Ele não olha a idade, nem o tamanho, nem a beleza, nem o grau de escolaridade e nem suas condiçoes finançeiras!!!!!! Deus usa quem Ele quer!!!!!!!!!

Postar um comentário