31 de outubro de 2010

Contrariando os princípios da Reforma

 por Cleison Brugger

O dia 31/10, além de comemorar o Famoso Halloween (ou dia das bruxas), também comemora algo de muita importância para os cristãos protestantes: o Dia da Reforma Protestante;
Foi neste dia, que Martinho Lutero apresentou, em frente à Catedral de Wittenberg, suas 95 teses combatendo as heresias que permeavam - e ainda permeiam - a Igreja Católica Romana.
Este ano, a Reforma Protestante completa 493 anos, porém, os princípios da mesma, já se tornaram mais que obsoletos para algumasigrejas evangélicas, senão vejamos:

SOLA FIDE (Somente a Fé)
Afirma que a justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. Somos salvos para praticar boas obras, e não por causa da mesma (Ef. 2.10). Somos salvos pela fé e aceitação do sacrifício de Cristo em nosso favor. (Ef. 2. 8).

Entretanto, diversas igrejas que dizem ser "continuação da reforma", acreditam que só podemos ser salvos, se colocarmos acréscimos a fé, como: usar determinado tipo de roupa, não fazermos determinado tipo de coisas, não frequentarmos determinados lugares, ser assíduo aos cultos e obedecer veementemente o pastor. Para alguns, isto é o suficiente e a fé serve apenas como um complemento.

SOLA GRATIA (Somente a Graça)
Afirma que na salvação, somos resgatados da ira de Deus única e exclusivamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é o que nos leva à Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual e nos conduzindo à liberdade em Cristo.

Todavia, existem pastores e igrejas que declaram implicitamente que isso não é o bastante. Só podemos ser salvos mesmo se andarmos "na doutrina". A graça é deturpada pelas "autoridades da fé". Eles preferem [e adoram] prender suas igrejas numa "ditadura moral e espiritual".

SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo)
Afirma que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória de Cristo. Sua vida sem pecado e sua expiação, por si só, são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Contudo, em nossos dias, Cristo tem ficado de fora de nossas reuniões. Enquanto antes, nossa fonte inesgotável era Cristo, hoje ele é apenas um meio de recebermos o que queremos, e não um fim em Si mesmo. Honramos muito mais, em nossas igrejas, os conferencistas, cantores, deputados e doutores, do que o próprio Cristo, e essa realidade é de estremecer os ossos.

SOLA SCRIPTURA (Somente as Escrituras)
Afirma a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha, ensina tudo o que é necessário para a nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo o comportamento cristão deve ser avaliado.

Entretanto, o que tem acontecido nesta presente época, é uma revolta CONTRA a Bíblia! Muitos não gostam mais dela e declaram-na antiquada e ultrapassada. Suas promessas têm sido trocadas para o "determine sua bênção!", o amor de Deus por nós têm sido trocado pelo "o melhor de Deus ainda está por vir!", etc. Defender a inerrante, infalível e imutável Palavra Sagrada não está nos planos dos "doutores em divindade" e dos "mercantilizadores da fé".

SOLI DEO GLORIA (Glória Somente a Deus)

Afirma que, como a salvação é de Deus e realizada por Ele, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteiramente perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus e para sua exclusiva glória.

Mas no séc. XXI, a glória tem ido pra quem faz melhor! temos um espírito de orgulho, soberba e avareza pairando sobre a igreja evangélica. Uma glória sem graça têm sido dada a homens "com aparência de bondade". vale lembrar que "a marca distintiva da boa doutrina é esta: ela não se inclina a buscar a glória dos homens, mas a de Deus” - João Calvino.

ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST (Igreja reformada sempre se reformando)
A idéia que os reformadores tinham ao proferir estas palavras NÃO era, de alguma necessidade, de reformarmos as doutrinas bíblicas; eles referiam-se ao dever de sempre retornarmos às doutrinas bíblicas; Não é "Doutrina reformada sempre se reformando" e sim "IGREJA reformada sempre se reformando".

Bom, diante do exposto, creio que ainda haja tempo de zelarmos e cumprirmos este último ponto. Precisamos de um novo Lutero? Não, mas precisamos urgentemente, retomar os princípios da reforma; precisamos pregar o evangelho da cruz de forma clara, simples e santa. Os clamores de Lutero de obter uma igreja reformada precisam, ainda hoje, serem defendidos!

Precisamos nos levantar com um sangue biblino e, biblicamente, denunciar os desvios, incoerências e aberrações feitas em nome de Deus.

SOLI DEO GLORIA

0 comentários:

Postar um comentário