2 de outubro de 2010

Não faça de seu ministério um twitter

 por Cleison Brugger

É difícil encontrar alguém hoje que não tenha o famoso twitter. Esse @, precedido por um nome característico, faz com que milhares de pessoas limitem suas palavras e pensamentos a 140 caracteres.
No twitter, as coisas funcionam basicamente assim: quando uma pessoa posta (escreve) coisas legais e interessantes, ela começa a ganhar diversos seguidores (chamados pelo twitter de "Followers"), e quanto mais followers essa pessoa tiver, mais popular ela fica, e isso cria na pessoa um desejo obrigatório de postar todos os dias algo que seja relevante, para que seu número de seguidores continue a crescer e a pessoa se torne ainda mais popular. Isso é tão vicioso, que é capaz de afetar todo um cotidiano; estudos, horário, hora de alimentação e noites de sono, são algumas das coisas afetadas com isso.

Não muito diferente do twitter, muitos pastores tem levado seus ministérios por esse caminho. Homens que por ter uma boa palavra (retoricamente falando) ou uma boa mensagem (conteúdo), acabam atraindo para si, ou para suas igrejas, seguidores, que acabam por se espelhar naquele pastor e tê-lo em grande estima. Contudo, a popularidade acaba por afetar o ministério deste pastor, pois ele é convidado para pregar em outras igrejas, encontro de jovens, conferências, e se ele demorava 3 horas para preparar um sermão, agora ele está pregando sermões repetidos, pela falta de tempo para preparar um sermão, pois sua agenda está "lotada". Como ele não quer frustar seus seguidores fiés, acaba por falar alguns pontos idênticos ao encontro passado. Toda essa popularidade faz nascer uma faísca de orgulho, e essa faísca é o suficiente para a ruína de um ministério. Um grande inimigo do homem é o seu próprio eu!

Sua vida de oração também é afetada. Seus compromissos são tantos, que ele não mais tem tempo de ganhar algumas horas em oração. Seu tempo com sua esposa e filhos está tão limitado, que raramente param para fazer um culto doméstico ou para orarem juntos.

Parece que Deus está agindo em seu ministério; olha como sua agenda está cheia, olha quantos compromissos, olha quantos esboços! Em compensação, olhe para sua família, para sua vida de oração ou para o seu tradicional devocional às 7 da manhã. Se uma vida com Deus é afetada, as outras coisas não podem estar indo bem, por mais que aparentemente pareçam tranquilas.

Isso tudo levou o pastor John Piper a pedir uma licença de 8 meses de sua igreja, Bethlehem Baptist Church, para revisar sua vida, sua família e seu ministério. Ele mesmo disse em seu twitter pessoal (@JohnPiper): "Pedi para os nossos anciãos (presbíteros da Bethlehem Baptist Church) uma licença de 8 meses de ausência. Nenhuma pregação, sem livros, sem blogs, sem tweets". Que bela atitude! contudo, muitos pastores estão seguindo por este caminho, e enquanto suas mensagens são boas e relevantes, sua vida, sua igreja, sua família e sua devoção a Deus estão sendo afetados e isso não pode ser uma obra de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário