15 de setembro de 2009

Você sabe o que é DOXOLOGIA?

Essa palavra é lida nas epígrafes de alguns textos bíblicos, como em Judas 24, só que, procurando em alguns dicionários, não encontrei o tão desejado significado...
Restou-me perguntar ao Tio Google para ver o que o mesmo haveria de me responder.

A doxologia (Do gr. = glorificação) foi uma fórmula de louvor e glorificação frequente no AT aplicada a heróis e heroínas (p.ex., Judite) e principalmente a Deus. No NT, embora apareça referida a pessoas humanas (especialmente a Maria e Isabel), dirige-se habitualmente a Deus.
Na tradição da Igreja, foram-se fixando desde os primeiros séculos várias fórmulas de doxologia, para uso litúrgico e da devoção popular, de que a mais divulgada é “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…”. Entre os hinos, têm especial importância o “Glória a Deus nas alturas...” Merece também referência a série de aclamações que começa com “Bendito seja Deus...”.
A glorificação também é compreendida como a última fase do processo da salvação; sendo que este processo envolve três fases que se relacionam entre si, primeira fase: justificação, segunda fase: santificação e por fim a glorificação.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Anônimo disse...

Para mim não precisamos provar nada na Bíblia Sagrada no Reino de Deus se usa a Fé e pronto. Deus não se questiona Deus se Obedece.

Claudio Luiz Ribeiro

Anônimo disse...

Não há ninguém melhor do que o próprio autor para nos esclarecer sobre as palavras da Bíblia ele é sem duvida a fonte mais Segura.

Postar um comentário