29 de setembro de 2009

Usos e Costumes; a raiz de todos os males?

Postado por Cleison Oliveira

Já ouvi várias pessoas afirmarem, que o mau dos crentes assembleianos é a língua; intrigado com isto, fui recorrer a uma resposta que desse fim a essa indagação; Confesso que não fui procurar longe. A resposta veio, quando eu meditava sobre alguns assuntos; a resposta a esse infeliz predicativo dado aos crentes da Assembleia de Deus, está nada mais, nada menos, do que nos tão polêmicos "Usos e Costumes"!

Pra quem não sabe, moro com minha avó, e a mesma é crente assembleiana a mais de 50 anos, e as reclamações desta prezada senhora, quando chega da Igreja são sempre as mesmas:  A infeliz herança ideológica que Deus só pode operar, se as irmãs andarem (se vestirem) na doutrina... Ora, eu não sabia que Deus ditava roupas.. Aliás, não sabia que Deus era estilista!

O fato é, que esses costumes, que por algum motivo entrou nas Assembleias de Deus, e tem perdurado até hoje, são os motivos que fazem com que os crentes mais falem dos outros - principalmente as mulheres; desde os primórdios, as pessoas dentro da igreja ficam "catando piolho na cabeça alheia", reparando qual o irmão que está de terno, qual a irmã que usa brinco, qual a outra que pinta a unha de vermelho, etc., como se isso isentasse, terminantemente, a presença de Deus!

Digo isso, porque já ouvi irmãs que "obedecem"  os ditos costumes, olhar para outras irmãs e dizerem: "-Olha o tamanho da saia da irmã"; "-Olha a blusa daquela alí... misericórdia!", e por aí vai...
Isso só suscita comentários ruins, e os mesmos, em nada acrescenta a igreja de Cristo!

A verdade é que, o desejo de Deus não é, e jamais foi, que esses tipos de comentários acontecessem dentro da Igreja; Igreja é sinônimo de comunhão, mas as pessoas que fazem tais comentários não demonstram nenhum tipo de afeto ou fraternidade com as pessoas, importanto-se mais com o que os outros vestem, do que com o que eles são!

Lembra o porquê as mulheres da Igreja em Corinto usavam o véu? exatamente, para que não houvesse comentários e falações; as sacerdotizas dos deuses de Corinto, como pacto, rapavam suas cabeças para serem identificadas como sacerdotizas; mas quando as mesmas se convertiam, sentiam-se envergonhadas, pois as irmãs tinham cabelos longos e bonitos, e elas, eram carecas!

Paulo, pra terminar com esse constragimento, manda a todas as mulheres daquela igreja,que fizessem o uso do véu, para que não houvesse comentários!
Deveriam fazer isso nas Assembleias de Deus, pois somos tachados de "linguarudos", "fofoqueiros", e não sabemos o porquê; eis aí a resposta!

No Domingo, na minha igreja, a regente que estaria a frente do coral não chegou, sobrando apenas uma regente; no que, essa regente que sobrara me chamou e disse: "- Cleison, rege o coral, porque meu vestido está indecente para reger"; fiquei pasmo e sem palavras, confesso! Não sabia que agora, tinha roupas separadas para assistir culto, para pregar, para reger, para cantar, etc...
É esse pensamento sem fundamento algum, é o que tem permeado a mente de muitos crentes assembleianos!

Tenho a plena certeza que Deus não precisa de roupa para operar, até porque, ele é conhecedor do coração!
Esse mero formalismo elevado erroneamente por algumas igrejas ao grau doutrinário, só tem trazido discussões, falatórios e paradoxos; algo que sempre falo é que "tudo quanto permeia o exagero, não é bom", e essa aplicação pode ser encontrada nos "Usos e Costumes".

Sim, muita coisa mudou! mas pelo fato de a Assembleia de Deus não tomar uma posição sobre o que está liberado e o que não está, os comentários continuam sendo feitos  pelos crentes, em todo o canto do Brasil.

1 comentários:

Claudia Nunes disse...

Concordo com sua postagem e acrescento que esse é um dos motivos que afastam as pessoas das igrejas. Ninguém gosta de ser olhado com reprovação, sendo 'julgado' por seu vestir. O que Deus quer ver é um coração quebrantado e não um vestido no pé. Graça e Paz.

Postar um comentário