30 de março de 2011

O que a Química tem a ensinar ao Pentecostalismo?

por Cleison Brugger

Certa vez, Jesus em resposta aos fariseus que queriam que seus discípulos se calassem, pois esses lhe davam glória, disse: "Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as pedras clamarão!" (Lc. 19,40). Acredito que, quando os que devem ser profetas não o são, Deus levanta  outros meios para alertar o seu povo. Quando líderes são relapsos, Deus levanta "pedras" insistentes no clamar.
Uma dessas "pedras" que clamam é a Química. Ela vai nos ensinar que, quando uma substância está fervendo (ou em estado de fervura), isso não quer dizer que aquela substância esteja aquecida ou que a fervura aconteceu porque antes houve um aquecimento. Uma aspirina efervescente ferve na água sem precisar estar aquecida; aliás, a fervura não é um estado, mas única e simplesmente um fenômeno visual. Creio que a Química tem algo a comunicar ao pentecostalismo brasileiro que tem feito uso de misticidades e experimentado de "efervescências" exageradas.

A Bíblia nos diz que "Deus não é Deus de confusão, senão de paz" (ICo. 14,33) e esse é um dos fatores que podemos observar numa igreja cheia do Espírito Santo: ali não há lugar para a balbúrdia, o empirismo ou experiências subjetivas. Infelizmente, muitos julgam o Espírito Santo à partir das experiências e fenônemos sobrenaturais, ao invés de julgar tais fenômenos, afim de saber se são realmente divinos. Muitos "renovados" dizem que, se em uma igreja não acontece estes "sinais", a tal não é uma igreja cheia do Espírito Santo. Para muitos, o culto só é culto se pelo menos um glossolalo irromper em línguas. Lamentavelmente, o relacionamento que alguns crentes pensam que tem com o Espírito Santo, resumem-se a glossolalia e arrepios.

Muitos poderão usar o texto de 2ª Corintios 3,17 e afirmar que "onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade", mas as Sagradas Escrituras também nos orienta: "[...] Não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor" (Gl. 5,13). Muitos vão contra o Espírito Santo quando, na manipulação dos carismas, dão lugar a carne e renegam o Espírito Santo, e a outra parte do verso [sirvam uns aos outros mediante o amor], também é excluída quando, depois do "culto abençoado", obreiros não se olham, irmãs fofocam e pastores oprimem seu povo.

Não é porque está fervendo que está aquecido; muitos de nós vemos igrejas abarrotadas de gente e cultos aparentemente avivados, mas nem imaginamos quão longe o Espírito Santo pode estar daquele lugar. Qualidade não precede quantidade, reza a lenda. Aparentemente saudáveis, muitas igrejas estão sofrendo com doenças terminais, pois abandonaram o Espírito Santo, preferindo a liturgia e o movimento que o inimigo disfarçadamente lhes apresentou e que lhes foi aprazível. Não é porque vemos milagres ou fenômenos sobrenaturais que afirmaremos a presença santa do Espírito de Deus. Nosso Senhor, Jesus Cristo, alerta-nos que, nos últimos dias "aparecerão muitos falsos cristos e falsos profetas que realizarão muitos sinais e maravilhas para, se possivel, enganar até os eleitos" (Mt. 24,24 - NVI). Por esta razão, não sejamos levados por aquilo que atrai os nossos olhos ou que, aparentemente, parece ser uma bênção ou um socorro para nossa alma cansada. Cristo é o socorro que precisamos! não há fontes externas que possam saciar a nossa sede senão o Manancial de águas vivas (Jr. 2,13). Que o sobrenatural não tenha sobre nós o poder do fascínio, mas que a nossa fascinação esteja na pessoa bendita de Cristo Jesus. Uma vez mais, a voz de Martinho Lutero  ressoa: “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias".

Glossolalo: aquele que fala em línguas estranhas
Glossolalia: no contexto, o dom de línguas estranhas

1 comentários:

Evangelista Flavio Schmidt disse...

Muito bom artigo. Nem tudo que reluz é ouro, assim também os fenomenos do pentecostalismo deve ser olhado e analisado pela Doutrina biblica. Muita gente sendo enganada por isso e sem conhecimento da verdade.

Evangelista Flavio

Postar um comentário