10 de julho de 2009

10/07: 500 anos do nascimento de João Calvino


Há exatos 500 anos (10/07/1509), nascia em Noyon, na França, o reformador João Calvino. Igrejas reformadas do mundo inteiro celebram a data. Na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro (junto à Praça Tiradentes, Centro), celebraremos a data com a inauguração da Praça João Calvino pelo prefeito da cidade Eduardo Paes. Todos estão convidados.
O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, elogiou nesta sexta-feira "a extraordinária" figura do protestante francês João Calvino (Jean Calvin, 1509-1564), "um cristão" que deixou "marca profunda na face da terra", escreveu.
O elogio a Calvino, o teólogo que durante a Reforma Protestante defendeu uma férrea disciplina chamada calvinismo, foi escrito pelo historiador Alain Besançon, por ocasião do 500 aniversário de nascimento do célebre pensador.
Segundo o jornal, "dois homens tiveram a força de mudar o destino europeu: Jean-Jacques Rousseau que transformou (com suas ideias) o século XIX e o XX, e Calvino, ainda mais".
O jornal do Vaticano sustenta que "a organização calvinista é uma genial criação", que soube "resistir a todas as mudanças e revoluções da modernidade" graças a sua "superioridade e eficácia, comparada ao rígido autoritarismo do mundo luterano".
Calvino nasceu no dia 10 de julho de 1509, na Picardia, norte da França e morreu em Genebra no dia 27 de maio de 1564.
O movimento calvinista conta, atualmente, 600 milhões de fiéis em todo o mundo.
Assim como seu contemporâneo Martim Lutero (1483-1546), a quem nunca conheceu pessoalmente, Calvino privilegiou a leitura bíblica, o desapego a bens materiais e a "saúde pela fé".
Em 1533, tornou-se adversário da Igreja Católica e condenou, assim como Lutero, o poder do Papa e dos concílios, assim como a confissão.
Sua obra-prima, "L'Institution de la religion chrétienne" (1536), A Instituição da Religião Cristã, preconiza um protestantismo rigoroso.
O chamado calvinismo, uma variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Holanda, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.
Foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do nome de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem a "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.
Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra havia se tornado, definitivamente, um centro do protestantismo europe.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade.
Segundo o historiador de religiões Odon Vallet, é difícil hoje em dia dizer "quem é calvinista e quem não é". Destaca que os anglicanos foram influenciados ao mesmo tempo por Calvino e pelo catolicismo, enquanto que entre os evangélicos, há uma parte "histórica" calvinista.

Síntese do Precursor da Doutrina Predestinação

1509 - Nasce em Noyon, na Picardia, (próximo a Paris), no dia 10 de julho. Seu pai, Gérard Cauvin, era secretário do bispado de Noyon.
1521 - Aos 12 anos, devido à influência que seu pai tinha, passou a receber alguns cargos eclesiásticos na região.
1523 - Ingressa na Universidade de Paris.
1528 - Forma-se em Filosofia e Dialética na Universidade de Paris. Aos 19 anos recebe o grau de mestre em Teologia.
1528 - Na Universidade de Orléans, França, começa a estudar Direito.
1529 - Muda-se para a Universidade de Bourges, França, onde inicia também os seus estudos de Grego.
1531 - Forma-se em Direito pela Universidade de Bourges.
1531 - Perde seu pai, que falece neste ano.
1531 - Estuda grego e hebraico no Colégio da França.
1532 - A publicação de seu Comentário ao Tratado de Sêneca sobre a Clemência, em abril, já era um indício de que sua conversão estava iminente.
1532 - Converte-se à doutrina protestante.
1533 - Começa a defender os protestantes contra a Inquisição.
1533 - Em 1° de novembro, Cop profere seu discurso de posse como reitor da Universidade de Paris. Cop recebe ajuda de Calvino para escrever o discurso, que continha idéias de Erasmo e Lutero.
1533 - Esconde-se junto com Cop em Angoulême, França, fugindo do rei Francisco I, opositor de todos os simpatizantes de Lutero.
1534 - Em 4 de maio chaga à Noyon afim de renunciar aos benefícios eclesiásticos que detinha. Ao chegar na cidade é preso.
1536 - Novamente é preso por pregar doutrinas do protestantismo.
1536 - Breve passagem pela côrte de Ferrara, Itália, onde tenta converter sua compatriota, a Duquesa Renata.
1536 - Fugindo da Inquisição Católica, se estabelece em Genebra.
1538 - Junto com Farel, é expulso de Genebra acusado injustamente de arianismo. Se estabelece em Strassburgo, na França (divisa com a Alemanha).
1541 - O partido de seus amigos assume o poder em Genebra. Volta à cidade e assume o poder em 13 de setembro.
1541 - Estabelece uma nova Constituição, as chamadas Ordenanças Eclesiásticas, onde redefinia a ordem de poder na Igreja Suíça.
1551 - Sofre oposição de Bolsec, que afirma:"a teoria da predestinação é falsa". Ele é expulso de Genebra, volta para a Igreja Romana e escreve uma biografia caluniosa de Calvino.
1553 - Ordena a morte de seu opositor, o espanhol Miguel Servet, que morre queimado.
1555 - Todos os calvinistas são excomungados do catolicismo.
1559 - Funda a Universidade de Genebra.
1564 - Morre no dia 27 de maio, aos 55 anos.

Muito valorizado por seus pensamentos e escritos, foi considerado por homens como Jacobus Arminius:
Depois da leitura da Escritura, a qual ensino, inculcando tenazmente, mais do que qualquer uma outra… Eu recomendo que os Comentários de Calvino sejam lidos... Pois afirmo que, na interpretação das Escrituras, Calvino é incomparável, e que seus Comentários são para se dar maior valor do que qualquer outra coisa que nos é legada nos escritos dos Pais — tanto que admito ter ele um certo espírito de profecia, em que se distingue acima dos outros, acima da maioria, de fato, acima de todos”.

0 comentários:

Postar um comentário