11 de outubro de 2011

Minhas considerações sobre John Piper no Rio de Janeiro

por Cleison Brugger

 Na manhã do dia 09/10 (domingo), deixei minha congregação local e fui em direção ao Centro de Convenções Rio Centro, onde aconteceria a Conferência "Juntos em Cristo", na qual o pastor americano batista-reformado John Piper pregaria pela última vez. "Juntos em Cristo" é uma parceria da Editora Fiel com diversas denominações do Rio de Janeiro, como a Igreja Cristã Nova Vida, Igrejas Presbiterianas, Igrejas Batistas, Assembleia de Deus em Venda da Cruz etc.
 
Na verdade, eu esperava menos, bem menos! esperava chegar num auditório qualquer, ouvir o tão esperado homem falar e logo em seguida, seríamos despedidos. Mas na verdade, a ministração de John Piper aconteceu apenas para somar. Na verdade, havia uma atmosfera espiritual ali que, atrevo dizer, nem mesmo o Dr. Piper pôde explicar.

Este domingo (09/10) foi muito especial para centenas de pessoas. Logo bem cedo, muitas pessoas se deslocaram de seus bairros e cidades, e foram em direção ao Rio Centro, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, local onde a conferência "Juntos em Cristo" aconteceria. À parte a péssima distribuição de transporte público no Rio, chegamos (eu e alguns amigos) ao local no horário combinado. Antes de chegarmos, ainda dentro do ônibus, haviam pessoas tensas porque iriam se atrasar para o evento. Eu, na verdade, fiquei muito surpreso e alegre. Como um homem do outro canto do mundo pode influenciar tanta gente? eis uma pergunta de difícil esclarecimento.

Ao chegarmos no Pavilhão 05, trocamos nossas fichas por um adesivo com o nome da conferência: "Juntos em Cristo". Por mais incrivel que fosse, era exatamente isso que estava acontecendo ali: presbiterianos, metodistas, episcopais, assembleianos, batistas, congregacionais, pentecostais e tantas outras pessoas de outros segmentos estavam ali unidas e reunidas com um só propósito: fazer com que a glória de Cristo pareça bela e seja o motivo de satisfação dos homens.

De início, fomos recebidos com uma calorosa recepção do pastor da Igreja Presbiteriana da Gávea-RJ e logo depois, oramos junto com o bispo primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida, Bispo Walter MacAlister.

Após alguns anúncios, agradecimentos e lembretes, louvamos a Deus com hinos sacros. Certamente, a maioria dos que estavam ali eram presbiterianos, mas foi surpreendente ouvir a massa cantando em uníssono.

Após a leitura devocional, que fora feita no adequadíssimo Salmo 133, paramos para ouvir o pastor John Piper. Piper falou sobre "O maior propósito do mundo: a alegria". Piper iniciou falando que ser sério não é o oposto de ser alegre: "O oposto de sério não é alegre, mas trivial e tolo. É possível estar cheio de alegria e ser sério. A busca pela alegria não é trivial, mas central. Não é opcional, é necessária. O propósito desta mensagem é explicar o por quê disto." Ele ainda disse que "a busca pela alegria é uma busca muito séria, e a nossa vida cristã depende disso". Falando sobre Hebreus 11.6, Piper nos ensinou que a "fé é aproximar-se de Deus para abraçá-lo como satisfação da fome que existe em nossas almas. Fé é estar satisfeito com tudo o que Deus é para nós, em Cristo Jesus". Terminou dizendo que "Deus não nos deixou sós em nossa busca de alegria, pois Ele sabe que somos pecadores que trocaram a glória de Deus por coisas terrenas. Deus enviou Seu Filho para superar todas as barreiras entre Ele e nossa alegria nele. A barreira da nossa culpa, da nossa justiça e da Sua terrível ira. "Devemos buscar nossa alegria em Jesus pois, fazendo isso, Ele é glorificado", disse, dando término ao último sermão pregado em solo brasileiro.

Depois de pouco mais de 1h30min. ouvindo o Senhor falar por intermédio de seu servo, participamos de algo que eu não imaginaria que haveria ali: a ceia do Senhor. Foi um momento singular na presença de Deus. Ao som de hinos como "Grandioso és Tu", "Castelo Forte" e "Nome bom", pudemos nos confraternizar com nossos irmãos e comungar de uma mesma fé, de um mesmo Senhor, de um só batismo e de um só amor. A ceia do Senhor foi celebrada pelo pastor John MacAlister, pastor da Catedral da Igreja Cristã Nova Vida no Recreio, e filho do Bp. Walter MacAlister. Naquela celebração, pudemos sentir quão indiferente são nossas questões teológicas, denominacionais e administrativas, tendo em vista o Espírito que nos úne.

Foi maravilhoso saber que Deus está derribando as barreiras que nos separam. Arminianos param para ouvir calvinistas. Calvinistas oram juntos com arminianos. Presbiterianos abraçam assembleianos. Batistas sorriem com risos sinceros para congregacionais e metodistas. Quero crer que isso é o início de um avivamento na igreja carioca e brasileira. Naquela reunião, vimos que, de fato, o povo de Deus está junto, em Cristo e por Cristo. Que Deus abençoe a Editora Fiel, que tem sido um grande baluarte em favor da verdade das Escrituras e na disseminação desta verdade. E aos pastores e obreiros que, preocupados com a vida espiritual de nossa cidade e igrejas, têm manifestado um zelo especial e uma grande preocupação concernente ao reino de Deus. Redundará em glória, para a glória de Deus.

O que tivemos depois da reunião? um povo alimentado, forte, coeso, amando as Escrituras e entendendo que é ela somente quem deve ser pregada. Talvez, quem sabe, esta reunião foi o começo de uma mudança no cenário religioso de nossa nação. E sendo otimista, quem sabe esta reunião seja o início da propagação dos 5 Solas, primeiramente em nossas vidas, e depois, em nossos púlpitos e igrejas.

SOLI DEO GLORIA!

0 comentários:

Postar um comentário