12 de fevereiro de 2011

Conferência de Escola Dominical no Rio de Janeiro

Do dia 10 ao dia 12 de fevereiro, aconteceu no templo central da Assembleia de Deus em Dr. Augusto Vasconcelos - RJ, cujo presidente é o pastor Celso de Castro Costa, a Iª Conferência de Escola Dominical, realizada como parte das programações do cinquentenário (50 anos - Jubileu de Ouro) das Assembleias de Deus em Artur Rios.

No primeiro dia de conferência (dia 10), esteve ministrando o pastor Esdras Costa Bentho, dando-nos uma excelente introdução à hermenêutica bíblica. Pastor Esdras falou da necessidade de compreendermos o texto sagrado à partir do contexto histórico-cultural-social da época e contextualizá-lo de tal forma, que seja inteligível ao homem moderno. De forma bem simples, usando um multimídia, mostrou a diferença entre as diversas traduções brasileiras, como a ARA (Almeida Revista e Atualizada), ARC (Almeida Revista e Corrigida), NVI (Nova Versão Internacional), etc. Ele ensinou que embora algumas passagens como Marcos 4.28 seja diferente em algumas traduções, cada uma delas tem a sua peculiaridade e assim, não se perde o sentido original daquilo que o autor pretendia dizer ou escrever. Ele encorajou a cada professor, dizendo que assim como um padeiro lida bem com uma massa ou um marceneiro lida bem com um maçarico, que os obreiros do Senhor possam dominar a hermenêutica e o texto sagrado, conhecendo-o, explicando-o e aplicando-o.
Cleison Brugger, editor do RP e o pastor Esdras Costa Bentho

No 2º dia da conferência, na noite do dia 11, quem esteve ministrando foi o pastor Silas Daniel, que falou sobre "a igreja emergente e os seus pressupostos" e "o ressurgimento do liberalismo teológico nos tempos pós-modernos", baseando-se em I João 2. 14-17. Pastor Silas refutou os pontos salientes defendidos pelas igrejas emergentes, como uma ortodoxia generosa, a cosmovisão pós-moderna, a Teologia Narrativa, a Teologia Quântica, a Adoração Alternativa entre outros. Ele afirmou que a sociedade ocidental tem centralizado o hedonismo nestes últimos tempos, e que isso tem sido um sólo fértil para a disseminação do liberalismo teológico, já que ele abraça a visão pós-moderna. Falou também sobre Teísmo Aberto ou Teologia Relacional, refutando biblicamente suas teses e de forma bem carismática, asseverou que o nosso Deus não é e nunca foi pego de surpresa mas, como poeta da história, tem em suas mãos, o controle de todas as coisas. Ainda sobre o Teísmo Aberto, pastor Silas afirmou que Deus não é muito bom e um pouco soberano, nem muito soberano e um pouco bom, mas que sua bondade e justiça, soberania e amor e todos os seus demais atributos, estão nivelados e equilibrados. Deus é perfeito, e perfeição não admite graus e não pode ser melhorada ou depreciada.
Pastor Silas Daniel, jornalista, chefe de jornalismo da CPAD e escritor. É autor do livro "A sedução das Novas Teologias" (CPAD), que conquistou o Prêmio Areté da Associação de Editores Cristãos (Asec) como a melhor obra de apologética cristã no Brasil, no ano de 2008.



 Na manhã do dia 12, no 3º e último dia de conferência, o conferencista convidado a ministrar foi o pastor Abiezer Apolinário da Silva (BA). Por motivos de força maior, o pastor Marcos Tuler não pôde comparecer, e o pastor Abiezer usou o tempo do pastor supracitado, o que serviu de riqueza para todos nós. Pastor Abiezer ministrou à partir da epístola paulina a II Timóteo e o tema de sua predileção foi: "Lições extraídas da 2ª carta do apóstolo Paulo ao seu cooperador Timóteo". Pastor Abiezer, passeando desde o perfil biográfico de Timóteo, ao perfil biográfico de Paulo e falando de cada aspecto ministerial de cada um, enriqueceu a cada conferencista de forma singular. Abiezer asseverou que, assim como Timóteo foi levado ao ministério através de revelação divina, confirmando a vontade de Deus (I Tm. 4.14), nós também precisamos seguir esta regra, para não cairmos no engano do inimigo.
Pastor Abiezer fez críticas construtivas a respeito de jovens pregadores que possuem suas "agendas lotadas" e que, na verdade, querem fama e não um compromisso sério com o evangelho de Cristo: "a multidão que um dia disse a Cristo: 'bendito àquele que vem em nome do Senhor!', mais a frente exclamou a respeito de nosso Senhor: 'Crucifique-o, mate-o!'" disse o pastor Abiezer, acerca dos elogios, fama e sucesso que não enlevaram o nosso Salvador. Meditando acerca de II Timóteo 1.16, ele afirmou a necessidade que cada crente tem, de ser um Onesíforo, que recreou o apóstolo dos gentios e o visitou na prisão: "criei até um verbo para esta ação, irmãos: "onesiforar"; precisamos onesiforar. Precisamos recrear, alegrar, dar sentido a vida de nossos amados, quando os mesmos se sentirem fracos e abandonados pelo resto do mundo", declarou. A respeito do temperamento do apóstolo Paulo, pastor Abiezer usou o texto de Romanos 7. 14-24, e disse algo marcante: "nossos desejos é como um leão que precisa ser, imediatamente, preso na jaula do Espírito. Quando o conseguirmos trancar, não fiquemos com as chaves na mão, pois então, sentiremos vontade de soltá-lo novamente, mas coloquemos aos cuidados do Espírito Santo". Na manhã deste sábado, todos os conferencistas foram ricamente abençoados, com o ensino da palavra de Deus, ministrado pelo pastor Abiezer Apolinário, que é vice-presidente da ADESAL (Assembleia de Deus em Salvador - BA) e líder da Comissão Jurídica da CGADB.
Pastor Abiezer Apolinário da Silva (BA), vice-presidente da ADESAL (Assembleia de Deus em Salvador-BA)

0 comentários:

Postar um comentário