5 de junho de 2010

Eles estão entre nós.

por Cleison Brugger

CRISTO não teve nem tem servos ilustres, e os que são por nós considerados assim, jamais viveram ou se portaram como tais. Todos os santos apóstolos e o próprio Mestre Jesus foram humildes em seu mais alto grau. Diferente deles, temos no meio da igreja evangélica atual, homens prepotentes, arrogantes e egocêntricos. São assim porque, com certeza, jamais aprenderam com o humilde Salvador.

São prepotentes quando não aceitam a opinião de outros, sendo sempre divergentes. Enquanto uma etimologia bruta da palavra comunhão possa significar "comum união", eles preferem ter uma opinião única (a deles próprios) e nunca abrir espaço para a civilidade ou ainda para a democracia. São abusados quando assumem posições relevantes, e adoram menosprezar pessoas que exercem cargos inferiores aos deles. Realmente não aprenderam com o Salvador que era [e É] "manso e humilde de coração." (Mateus 11. 29b).

São arrogantes quando emanam palavras excessivamente orgulhosas, enaltecendo suas próprias vidas e não a vida de Cristo. Ao invés de, ao subirem nos púlpitos, ministrarem a palavra com ousadia e temor, pregam-na com arrogância e soberba, como se com eles estivesse a fórmula mágica do rejuvenescimento. Esses também não aprenderam com o Salvador, que uma vez, ao curar um leproso, lhe advertiu dizendo: "Olha, não digas nada a ninguém [...]" (Marcos 1. 44).

São egocêntricos pois não são cristocêntricos. Suas mensagens e suas vidas não glorificam a Deus, glorificam a eles próprios. Nos congressos e conferências da vida, reúnem-se ao redor dos tais, centenas de pessoas, somente para os ver, e isso alimenta ainda mais seus egos. Esses tais também não aprenderam com Cristo que uma vez, ao ser chamado de bom mestre disse: "Porque me chamas bom? ninguém há bom, senão um, que é Deus". (Lucas 18.19).

Infelizmente, nossas igrejas estão cheias de homens assim, e ainda existem pessoas que conseguem (não me pergunte como) chamá-los de "homens de Deus".

"O orgulho humano odeia a idéia de que Deus a tudo ordena, a tudo controla e reina sobre tudo." - John MacArthur

0 comentários:

Postar um comentário