18 de abril de 2010

O que houve com os obreiros assembleianos?

por Cleison Brugger

Lendo um texto do Gutierres Siqueira, em que ele fala da saudade que sente do Silas Malafaia do passado, eu também, ao ler o texto, comecei a sentir saudade dos obreiros que foram notáveis no meio assembleiano e que hoje, se desviaram  do evangelho cristocêntrico, dando lugar as suas incongruências.

Entre estes obreiros, se encontra o antigo vice-líder da histórica Assembléia de Deus em São Cristóvão-RJ, Pastor Geziel Nunes Gomes. Pastor Geziel Gomes, que nas décadas de 70 e 80 era conhecido como o "principe dos pregadores das Assembléias de Deus", hoje, se entregou a "renovação apostólica" e a "angeolatria", junto com Ouriel de Jesus, e deram os braços ao controvertido pastor americano Benny Hinn, com suas "novas unções" e as famigeradas modas como "cair no poder" ou a "unção do riso".  Gomes hoje, se denomina como apóstolo, não largando a mania de grandeza e arrogância “espiritual” desenvolvida em Boston. Gostaria de saber para onde foi o Geziel Gomes contemporâneo de Cícero Canuto de Lima, Alcebíades Vasconcelos, Paulo Leivas Macalão e Túlio Barros ferreira...

Outro grande nome do ministério assembleiano é Marco Feliciano.
Confesso, já me espelhei neste homem um dia, querendo pregar como o tal, pois o identificava como um servo humilde e temente a Deus, mas hoje, não mais.
Quem nunca se impressionou com sua bela retórica ou suas pregações inflamantes, ou ainda viajou aos tempos bíblicos pelas suas conjecturas e imaginação fértil, também manipulada para a surrealidade.
Contudo, este mesmo Marco Feliciano, deixou de ser um exemplo para os obreiros iniciantes que aspiram o ministério, e se tornou um ídolo! Segundo informações, a igreja por ele fundada (Catedral do Avivamento - Assembléia de Deus), em Orlândia-SP, em um mês de inaugurada, já contava com 300 membros. Será que esse número foi fruto de um evangelismo pessoal na cidade?
O mesmo Marco Feliciano, antes tão respeitado nos púlpitos pentecostais, hoje declara  ter "crédito no céu". Em uma oração, exclamou a seguinte frase: "- Deus, aqui quem ora é Marco Feliciano, teu servo!" .. deplorável, não?

Outro expoente da Assembléia de Deus brasileira no últimos anos, é o Pr. Silas Malafaia.
Quem não gostava de ouvir suas pregações pelas tardes na TV, criticando com veemência, o G12, a Confissão Positiva e outras diversas heresias. Quem não gostava daquela boa dose de humor dada as suas prédicas. Silas Malafaia ficou conhecido na década de 1990, como uma voz contra modismos e heresias.
Contudo, este homem se desviou, aderindo a tudo quanto antes pregava contra.
Aliando-se a Mike Murdock (aliado de Benny Hinn) e Morris Cerullo, deu as mãos para a famigerada Confissão Positiva, como também, intensificou sua aliança com o Apóstolo René Terra Nova, o maior líder G12 no Brasil.
Como se não bastasse, ao lado de Murdock, apareceu recentemente em seu programa diário financiado pela oferta voluntária de pessoas bondosas, para pedir $emente$ de 1.000 R$ ao povo de Deus, para uma suposta conversão de almas. O tal Murdock ainda orou por uma suposta "unção Financeira" para quem der as $emente$.

Olhando para os fatos acima, eu me pergunto: O que está acontecendo com os obreiros da Assembléia de Deus?
Em agosto do ano passado, tivemos um caso de agressão física em uma Convenção da Assembléia de Deus na Bahia, em que o presidente da Convenção levou um soco no olho pelo presidente da igreja local.
No início deste ano, soubemos de um caso em que, um pastor da Assembléia de Deus, que estava na presidência de uma igreja a 15 anos, apostatou da fé, convertendo-se ao Islamismo.

E eu pergunto: O QUE HOUVE?
Porque a Assembléia de Deus está assim? Porque os seus obreiros estão agindo desta forma?
Porque tantas incongruências, tantas incoerências, tantos desvios?

O que houve com os ensinamentos de obreiros do passado, como Eurico Bérgsten, Nels Nelson, Valdir Nunes Bícego, Lawrence Olson, Alcebíades Vasconcelos, Cicero Canuto, Alfredo Reikdal e outros?

Porque a Assembléia de Deus parou e se curvou?
Porque tantas brigas, tanta balbúrdia, tantas discórdias, tantos ministérios independentes, tantos obreiros inconstantes?

O que adianta lutar pela preservação dos "Usos e Costumes", se a igreja está desfalecendo?

Sinceramente, temo pelos rumos tomados por esta igreja, e não vejo muito motivo de se comemorar 100 anos, a não ser por uma historicidade que terminou na década de 80, no máximo 90.

É ruim saber que as portas do Centenário da denominação pentecostal mais importante do Globo, existem dissidências entre ministérios, discórdias entre obreiros e incongruências diversas a perpassando. O que comemorar em 2011? UM PASSADO? Uma época que se foi?
será que daremos corda ao saudosismo, lembrando apenas de épocas que passaram, sem ter planos para os anos vindouros? Será que continuaremos nesta corda de discórdia (CONAMAD X CGADB X Belém do Pará).. será que continuaremos tendo ministérios sem comunhão e nenhuma fraternidade, como os ministérios de Recife-PE e Abreu e Lima-PE?

Enquanto Gunnar Vingren passou a presidência da denominação aos obreiros brasileiros sem nenhum rancor e Daniel Bérg não fez questão de tal privilégio, será que continuaremos brigando por presidência de Convenção, dizendo que o candidato da oposição não presta, sendo ele nosso irmão em Cristo?

Lamento por tudo isso profundamente!
É triste ver a infeliz crise que a Assembléia de Deus está vivenciando, e é ruim lembrar que seus melhores anos de existência já foram vividos.

3 comentários:

Anônimo disse...

E LAMENTAVEL VER A QUE PONTO CHEGOU OS OBREIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS. NAO SAO SO PASTORES NAO.
TA CHEIO DELES INFILTRADO NAS IGREJAS QUE JA SAO CONSIDERADOS MEDALHOES. ELES ESTAO AI PRA SER SERVIDO E NAO PARA SERVIR.
ONDE JA SE VIU. CANTOR EVANGELICO ACEITAR PREMIO DE MELHOR CANTOR DO ANO, E AINDA TEM CORAGEM DE IR LA PRA RECEBER O O TROFEU, COMO SE ELE FOSSE MAIS IMPORTANTE DO QUE CRISTO, UMA VERGONHA, UMA COISA NOJENTA, ASQUEROSA A QUE SE TORNOU ESTES OBREIROS DA FRAUDULENCIA. CANTORES QUE QUANDO COMECA FALTA AJOELHAR AOS SEUS PES PRA VOCE COMPRAR UM CEDEZINHO DELES, DEPOIS QUE ESTOURAM E COMECAM A RECEBER CONVITES PRA TODOS OS LADOS E COMECAM A VENDER MILHARES DE COPIAS E NAO PRECISAM PEDIR MAIS PRA NINGUEM COMPRAR PORQUE AS VENDAS ESTAO MUITO BEM OBRIGADO, AI QUANDO SAO CONVIDADOS A PREGAR EM UMA CIDADE PEQUENA TEM CORAGEM DE COBRAR UM ABSURDO E PIOR TEM PASTORES QUE ACEITAM O DESAFIO, ELES FICAM EM HOTEIS 5 ESTRELAS, ENCHEM A CARA E COMEM DO BOM E DO MELHOR, CARRO ZERO PRA LEVAR ELES PRA CIMA E PRA BAIXO E QUANDO VAO EMBORA, FICA LA O MAOIR ROMBO PRA IGREJA PAGAR AS DIVIDAS DELES E LEVAL DE 2 A 3 ANOS PRA FINALIZAR TUDO ISSO E PIOR AS VEZES NAO SE CONVERTEM UMA ALMA SEQUER.
E AINDA QUANDO UM IRMAOZINHO VAI PEDIR PRA ELES UM AUTOGRAFO, TEM UMA FILA DE CINDO PASTORES LA, PROTEGENDO O CANTOR PORUQE NAO E QUALQUER UM QUE CHEGA PERTO DELES, HIPOCRITAS, AI O IRMAO ENTREGA O PAPEL OU A BIBLIA AO PASTOR E ELE VAI PASSAANDO DE MAO EM MAO ATE CHEGAR NO CANTORZINHO QUE ACABOU DE ARRAZAR COM A IGREJA, DEIXANDO ELA TODA ENDIVIDADA E O IRMAO NAO TEM NEM O PRIVILEGIO SEQUER DE PEGAR NAO MAO DO TAL CANTOR, UMA NOJEIRA ISSO, ALGO ASQUEROSO, SUJO E PODRE. SEM FALAR ESTES PASTORES QUE SE DIZEM ESTRELAS, SO PORUQE PREGAM EM TODOS OS LUGARES, ALIAS NEM TODOS OS LUGARES, PORQUE ELES NAO TEM RESPEITO COM NINGUEM, OU SO QUANDO E DE INTERESSE DELES, ELES MARCAM TRABALHOS A TORTA E A DIREITA, AS VEZES DE 4 A 5 NA MESMA EPOCA OU NO MESMO DIA, AI A IGREJA TA LA NA MAIOR EXPECTATIVA ESPERANDO POR ELE, E DE REPENTE CHEGA OUTRO LA QUE A IGREJA NUNCA OUVIU NEM FALAR, QUE NADA E PORQUE ELE QUER GANHAR DINHERIO COM O EVANGELHO E FICA MARCANDO VARIOS COMPROMISSOS AO MESMO TEMPO.
ELES TAO POUCO SE LIXANDO PRAS IGREJAS DE DEUS. ELES QUEREM E FAMA E DINHEIRO, CANTORES QUE VIVEM FAZENDO SHOWS, NOJENTO ISSO, E TEM MTA GENTE QUE VAO LA E PAGAM CARO, PASTORES QUE COMECOU ANDANDO A PE E HOJE COBRAM UMA FORTUNA PRA SE PREGAR A PALAVRA DE DEUS.
MEU JESUS AMADO TEM PIEDADE DA SUA IGREJA , DOS SEUS CRENTES HUMILDES E FIEIS, NAO DEIXEM ELES ENTRAREM NESTE MUNDO DE NOJEIRA, SUJO E HIPOCRITA.
SO JESUS E GRANDE, DIGINO DE RECEBER A HONRA A GLORIA E O LOUVOR. AMEM

Cleison Brugger disse...

Querido "anônimo", desligue o seu Caps Lock, pois ler um texto inteiro em caixa alta é dose.

Anônimo disse...

O que acontece na AD hoje em dia nada mais é do que homens que se perpetuaram na liderança dessas igrejas, falamos mal dos papas da Católica mais e nós ? temos pastores eternizados na liderança local e nas convenções da AD, eles ficam até morrerem e quando morrem deixam seus filhos herdarem a Empresa/Igreja que seu pai assumiu de um pastor anterior, tradições humanas são postas acima da palavra de Deus,ai quem nunca comeu mel quando come se lambuza, eles assumem a igreja do pai e fazem suas igrejas locais ficarem irreconheciveis, talvez esta ai o mal que assola a AD, temos que ser realistas a AD perdeu espaço dentro do meio evangelico brasileiro e continua perdendo, e pra se salvar aderem modismos dos mais mirabolantes, OS PASTORES GALÃS e Colhe didin, bom isso já era esperado por mim a respeito de Silas Malafaya pois o mesmo aconteceu com o "Apostolo" Miguel Angelo da Cristo Vive, antes de se tornar famoso e aderir a doutrina do Ap. José Luiz de Jesus, esse tal que se diz "Jesus Crsito homem" Miguel Angelo pregava como Silas Malafaya, mais ao adquirir um terreno enorme para a construção de sua sede teve que angariar novos membros daí partiu para o modismo de J.L.de Jesus, não precisa + de batismo, se santa ceia, de cartão de membro vc ja esta salvo vc é um predestinado e pronto viva na gandaia mas deixe sua oferta e dizimo aqui na igreja. FINS DOS TEMPOS.

Postar um comentário