1 de agosto de 2009

Presidente de Convenção da Assembleia de Deus leva soco no olho...


Um conflito entre a igreja Assembléia de Deus de Porto Seguro e a congregação do Distrito de Arraial D´Ajuda terminou em agressão física entre pastores. O motivo teria sido a intenção de emancipar a igreja.

De acordo com integrantes da comissão da Ceadeb, Convenção Estadual das Assembléias de Deus na Bahia e outros, no dia 21 de julho de 2009, eles teriam se deslocado para a cidade de Porto Seguro, “com o objetivo de solucionar o conflito”.

A comissão era composta pelos Pastores Valdomiro Pereira da Silva, presidente da Ceadeb, Alfredo José Pacheco Pereira, 2º secretário, Cleudson Carlos Ferreira de Souza, 1º tesoureiro e José Rodrigues Nunes, 2º tesoureiro. “Durante todo o dia, a referida comissão se reuniu, tanto com o Pastor da igreja em Porto Seguro, quanto com os pastores interessados na emancipação da congregação, sem qualquer conflito aparente”, afirmam.
Após serem ouvidas as partes interessadas, a comissão se dirigiu para reunião à tarde, em Arraial D’Ajuda, que teria sido conduzida “na mais perfeita normalidade, em clima de paz, inclusive com a participação do Pastor José Carlos dos Santos, presidente da Igreja Assembleia de Deus em Porto Seguro”, contam. Foi feita a manifestação dos membros da congregação de emancipar-se, porém o Pastor presidente de Porto Seguro reagiu contrário à idéia de conceder a independência eclesiástica e administrativa, então a comissão decidiu intervir na congregação em nome da Ceadeb.

Uma oficial de justiça da comarca de Porto Seguro exibiu mandado judicial impedindo a emancipação da congregação da Assembleia de Deus em Arraial D’Ajuda, e ela foi esclarecida de que a ordem seria cumprida, mas que a decisão ali tomada não agredia a ordem, já que a comissão estava intervindo na congregação e não efetivando qualquer emancipação. “Com todos os esclarecimentos prestados, o trabalho foi concluído, inclusive com oração final e bênção apostólica”.

Quando parecia estar tudo resolvido, contam que o Pastor José Carlos dos Santos tomou o microfone e disse que não aceitava a intervenção, que as coisas não seriam como a comissão estava querendo, gerando uma confusão no ambiente. “Um funcionário e sobrinho do Pastor José Carlos, conhecido comoZé Preto”, introduzido na sede da congregação pelo Pastor de Porto Seguro, que chegou na igreja de Arraial D’Ajuda no carro daquele, estranho ao rol de membros da Assembléia de Deus, dirigiu-se ao púlpito, desferindo um soco pelas costas contra o Pastor Valdomiro Pereira da Silva, presidente da Ceadeb e mais dois socos no olho direito, causando lesões corporais que ensejaram quatro pontos na face”, afirmam os pastores.

O Pastor Valdomiro registrou boletim de ocorrência na delegacia (DELTUR) local e realizou exame de corpo e delito. Diante do ocorrido, a Mesa Diretora da CEADEB reuniu-se no dia 22 de julho, em Salvador e decidiu pela intervenção no campo de Porto Seguro, com a remoção do Pastor José Carlos da Presidência da igreja. No dia 23 de julho, uma comissão de mais de 25 Pastores dirigiu-se a Porto Seguro para assumir a igreja, quando ali foi intimada por decisão judicial tomada em processo movido pelo Pastor José Carlos dos Santos em nome da Igreja local, impedindo a intervenção no campo de Porto Seguro.

Por outro lado, o Pastor José Carlos dos Santos, por meio da sua filha, que é advogada, Josiely Oliveira Santos, registrou boletim de ocorrência na delegacia de Arraial D’Ajuda, alegando que ele é que tinha sido a vítima da agressão. Que o Pastor Valdomiro lhe deu um murro nas costas. Foi feito o novo estatuto com apoio da diretoria.

De ambas as partes, dizem ter testemunhas, assim como o Pastor Valdomiro já tinha sido advertido por várias pessoas, como o Pastor Cleudson Carlos, 1º tesoureiro da Ceadeb, para não se dirigir a Porto Seguro, porque o Pastor José Carlos tinha feito ameaças por telefone contra a integridade física do presidente. Para a comissão, “a agressão física contra o Presidente da Ceadeb representou uma ofensa a todos os Ministros, Presbíteros, Diáconos, Auxiliares e Membros da nossa Igreja. Tal fato nunca aconteceu na história da nossa igreja e representa um precedente que macula a prática bíblica exercida por todos os integrantes da Assembléia de Deus”.


Eles terminam a nota dizendo que “as providências judiciais já estão sendo tomadas para que tal situação não mais ocorra, sanando a ingerência indevida do Poder Judiciário nos trabalhos espirituais da nossa instituição, assim como para que a decisão da Mesa Diretora da Ceadeb seja cumprida. A Ceadeb enviou o Pastor Alfredo Pacheco para prestar assistência espiritual aos crentes de Porto Seguro, na certeza de que o Senhor Jesus estará conduzindo os seus passos e promovendo a paz entre todos”.

Alguns membros da diretoria da Assembléia de Deus em Porto Seguro(o 1º secretário, Osmar Silva Dias, o 1º tesoureiro Raimundo Ferreira Leal e o 2º tesoureiro Newton César de Miranda) alegam que suas assinaturas indevidamente para que fosse elaborado um estatuto novo da igreja em que ela estivesse ligada a outras congregações. Declaram ainda que foram vítimas de arbitrariedades do Pastor José Carlos. Pedem ainda que seja cancelado esse novo estatuto, já que não foi feita convocação de assembléia geral para qualquer alteração no texto.

O Pastor José Carlos dos Santos não foi encontrado para falar mais sobre o assunto.

Fonte: Jornal o Sollo

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" (Hebreus 12 : 14)

Engraçado não, mas é esse o versículo que está no banner do Site Oficial da CEADEB (Convenção das Assemb. Deus da Bahia)..

Parece que este versículo está lá só de "enfeite" mesmo, porque segui-lo, pelo que me parece, não está nos planos dos convencionais...

Deus nos guarde e nos conceda PAZ...

11 comentários:

Samuel Eudóxio disse...

Misericórdia...a que ponto os homens estão chegando! Que Deus nos guarde dos tais.
Forte abraço Ir. Gleison.

Ev Samuel

Cleison Brugger disse...

Sim Ev. Samuel, é uma grande lástima saber que nossa denominação tem sido regida por homens com tais atitudes...
Infelizmente, a presença de Deus se insenta de nosso meio, quando coisas desse tipo nos norteia de forma tão deplorável..
Deus nos guarde e nos livre..
a paz do Senhor amado; Grande abraço!

Unknown disse...

[green]lamento por tudo que tem acontecido com minha amada assembleia de deus em porto seguro,ha 6 meses sair de la e estou morando em vitoria es, só Deus sabe o quanto tenho sentido a sua falta. bom apesar de sempre ter tido muita estima ao pr. zé carlos sempre soube que ele era pertinas e perigoso, o forte dele é seu alto poder de persuadir as mentes das pessoas. lamento por todos.

Cleison Brugger disse...

A paz do Senhor, irmã Yoná!
Não conheço o "Pr. Zé Carlos" pessoalmente, mais pelo que me parece, nem ele, nem os seus parentes são muito pacíficos não.
Ao ler a sua frase dizendo que "o forte dele é seu alto poder de persuadir as mentes das pessoas" me deixa pensativo e preocupado, questionando-me que raios de pastores temos colocado na frente da Igreja de Deus. Pastores amorosos, sinceros e pacíficos, ou homens arrogantes, cheios de si mesmo, e que se enquadram na íntegra em I Timóteo 4. 1, 2.
Deus nos livre dos tais...!

Unknown disse...

Bom Misericordia mesmo e o Amor de Deus Amados que isso sera q cargo dinheiro é mais q Deus?? mais q a salvação meu Deus tenha misericordia desses irmãos que fazem escandolos ai daqueles aii aii aii daqueles q vinher o escandalo irmão vamos seguir a Jesus soh olhar para o Senhor que nem nossos prs. estão respeitando a Obra mais a paz esteja com todos que Deus nos guarde nesses dias maus Irmão fica na Paz do senhor..

meu e-mail: Akna_krlos@hotmail.com

abraço!!

Anônimo disse...

E LAMENTAVEL O QUE ESTAR ACONTECENDO EM NOSSA IGREJA, SÓ ESTAO PENSANDO NO DINHEIHO E NO PODER; CUIDADO JESUS ESTA VOLTANDO.

Unknown disse...

Favor enviar endereço da Ass.de Deus em Porto Seguro BA,pois tenho uma amiga q congrega ai e nao tenho mais noticias dela ela se chama Venina. agradeço por me enviarem. solange mallada meu email é sola_mallada@hotmail.com sou de São Paulo

Cleison Brugger disse...

Querida Solange, em Porto Seguro existem diversas igrejas Assembleia de Deus. Talvez numa busca rápida pelo google, você encontre o endereço da igreja que deseja. Até porque, o intuito desta postagem é apenas informar e nada mais.

Grande abraço.

Unknown disse...

Fico a imaginar:Como estes ladrões, vendilhões do templo, agressores e hereges; ainda encontram seguidores?Acordem, saiam desta babilônia. A paz do SENHOR

Anônimo disse...

deus tem misericordia

Anônimo disse...

é inacreditável....sem palavras.Mas nesses ultimos dias nada mais é de se estranhar.

Postar um comentário