13 de agosto de 2009

Igreja Presbiteriana completa o seu Sesquicentenário em Solo Brasileiro

Basta uma simples busca no Google para perceber que um dos grandes eventos históricos de 1859 no Brasil é a chegada do Rev. Ashbel Green Simonton na manhã do dia 12 de agosto.
Há 150 anos chegou ao Rio de Janeiro o primeiro missionário presbiteriano em terras brasileiras, rev. Ashbel Green Simonton.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma das mais antigas denominações protestantes do Brasil, presente em todos os estados da federação, tendo sido fundada em 1862 pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que chegou no Rio de Janeiro, aos 26 anos de idade, em 12 de agosto de 1859, sendo esta a data comemorada pela instituição como data de fundação.
Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Alcançado por um reavivamento em 1855, fez sua profissão de fé e pouco depois ingressou no Seminário de Princeton.
Em abril de 1860, Simonton dirigiu o seu primeiro culto em português; em janeiro de 1862 foi fundada a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
Em setembro de 1888 foi organizado o Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil, assim tornou-se autônoma, desligando-se das igrejas norte-americanas.

Como surgiu a Igreja Presbiteriana?
Suas origens estão ligadas aos ensinamentos do teólogo reformador João Calvino, o nome Igreja Presbiteriana surgiu no século 16 pelo reformador João Knox, esse conseguiu que a Escócia adotasse o presbiterianismo como religião oficial em 1560.
O nome igreja presbiteriana vem da maneira como a igreja é administrada, ou seja, através de presbíteros eleitos democraticamente pelas comunidades locais.
Culto:O culto presbiteriano caracteriza-se por sua ênfase teocêntrica (a centralidade do Deus triúno), simplicidade, reverência, hinódia com conteúdo bíblico e pregação expositiva

Em sua trajetória de um século e meio, a Igreja Presbiteriana do Brasil tem tido muitos momentos felizes e outros preocupantes, experiências inspiradoras e problemas aflitivos.
A Igreja Presbiteriana é herdeira de uma das expressões da Reforma Protestante do século 16, a Segunda Reforma ou Reforma Suíça, cujos líderes iniciais foram Ulrico Zuínglio e João Calvino.














O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira, às 10h, de um ato cívico religioso em comemoração aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes. A cerimônia aconteceu na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, considerada a igreja-mãe dos presbiterianos no país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o nível das discussões no Senado está “abaixo da média da compreensão" da sociedade. Lula fez a declaração durante solenidade de comemoração dos 150 anos da Igreja;


Apesar da instalação da Igreja no Brasil ter acontecido em 1859, sua presença no país remonta há 452 anos, quando foi realizado o 1º Culto Reformado, na Ilha de Villegagnon, na Baía de Guanabara.

A Igreja Presbiteriana do Brasil possui cerca de 800 mil membros, 5 mil pastores e 3,6 mil igrejas espalhadas por todo o território nacional. Entre 2003 e 2009, o número de membros da Igreja cresceu 56%. A instituição mantém 300 estabelecimentos educacionais em 21 estados brasileiros, com mais de 100 mil alunos matriculados, e investe na criação de hospitais, orfanatos e um serviço de assistência aos indígenas, a Missão Evangélica Caiuá, em Mato Grosso.

0 comentários:

Postar um comentário