6 de fevereiro de 2014

3 coisas que todo obreiro precisa saber

por Cleison Brugger

“Estando Moisés no caminho, numa estalagem, encontrou-o o Senhor e o quis matar. Então, Zípora tomou uma pedra aguda, cortou o prepúcio do seu filho, lançou-o aos pés de Moisés e disse: sem dúvida, tu és para mim um esposo sanguinário” (Ex. 4: 24-25)

Esse texto é intrigante e um dos textos de difícil compreensão. É difícil compreender como o Deus que se revelou a Moisés com graça no capítulo 3 agora queira matá-lo no capítulo 4. Moisés estava de viagem de volta ao Egito. Antes disso, estava em Mídia, onde quando pastoreava o rebanho de seu sogro, encontrou-se com Deus que lhe ordenou que voltasse para o Egito e fizesse sair o povo da opressão de faraó. Moisés foi. Levou sua esposa e seu filho. E agora, o Deus que o encontrou no monte para conversar, agora o encontra no meio do caminho de volta ao Egito para o matar. Por que? Porque Moisés precisa aprender algumas lições:

1) Você não pode ser um líder hipócrita! – Hipócrita é um dos termos que Cristo usou para denunciar os fariseus de sua época. Frequentemente, quando Jesus se referia aos fariseus, os chamava de hipócritas. Só em Mateus 23, Jesus se refere a eles dessa forma sete vezes! Por que? Porque eles colocavam sobre o povo um jugo, um ensinamento que nem mesmo eles cumpriam! Tinham aparência de piedade, mas por dentro, eram semelhantes a sepulcros caiados (Mateus 23:27). A circuncisão era pactual. Fazia parte da aliança que Deus fizera com Abraão. Abraão fizera consigo, seus filhos e seus servos, Isaque fez isso com seus filhos e Jacó fez isso com seus filhos. A partir disso, com a morte dos filhos de Jacó, o povo ficou 430 anos em dura servidão no Egito. Perdeu a identidade. Pelo que parece, esqueceu do pacto feito com Abraão. Não havia o cuidado de fazer o que fizera seus antigos pais. Mas não interessa se o povo esqueceu, Moisés não pode esquecer! Por que? Porque Deus o está levantando justamente para lembrar! Ele está sendo levantado como um líder!

O Exemplo deve vir de Moisés. E Deus o cobrará duramente se ele se unir ao povo em não cumprir os mandamentos de Deus. Ele não pode ser hipócrita: como, mais tarde, ele cobrará a circuncisão de filhos aos pais israelitas se ele mesmo não circuncidou o seu? Ele não pode sair e querer ser o libertador se primeiramente sua vida não está alinhada aos mandamentos de Deus. O juízo é mais duro sobre ele porque ele está sobre os demais! E aos líderes Deus cobra de forma mais severa! Deus está sinalizando ao homem que, mais a frente, será um dos maiores profetas da história que o exemplo emana dele. Deus estava implantando um padrão que é normativo nas Escrituras, quer para Moisés, quer para os obreiros da igreja de Timóteo: “um obreiro deve ser irrepreensível” (I Timóteo 3:2), em caráter e em comportamento

2) O exemplo vem de casa! – Deus o estava ensinando: “o cumprimento das ordenanças e a observância do pacto deve começar de dentro pra fora, da sua casa para a casa dos outros”. Moisés deve colocar, em primeiro lugar, a sua casa em ordem para que então, e somente então, possa liderar o povo e encorajar os demais a fazer o mesmo. A casa do obreiro é a sua mais fiel credencial. Paulo escrevendo a Timóteo, disse: “Pois, se alguém não sabe governar sua própria casa, como poderá cuidar da igreja de Deus?” (I Timóteo 3:5). A época muda, mas o Deus que manda obreiros para a seara mantém seus padrões, quer seja para Moisés ou para Timóteo: sua casa deve condizer com o que você ensina.

3) Todo Moisés precisa de uma Zípora – Segundo I Timóteo 3:2,12, o obreiro deve ser "marido de uma só mulher". Convém que ele seja casado. Ele precisará dela eventualmente. Se não fosse por Zípora, o ministério de Moisés acabaria ali mesmo, antes de começar efetivamente. Tudo acontece depois pelas mãos de Moisés porque Zípora se levantou e fez! Ela não foi correndo até Moisés e sinalizou que Gérson precisava ser circuncidado, mas ela mesmo tomou uma pedra aguda e circuncidou o menino. Isso é interessante porque esse era o papel do pai, não da mãe. Zípora é, talvez, a primeira mulher na Bíblia a circuncidar seu filho, e não seu esposo. Extrema questão de necessidade e zelo pela vida do esposo. Depois, é verdade, ela reclamou da atitude – ou não-atitude – do esposo, mas antes de reclamar, fez. Ela faz o que Moisés deveria ter feito mas não fez. Ela não aparece com frequência na narrativa bíblica, mas mostra que sempre estará ali para fazer quando o esposo der algum furo. Ela trabalha ao lado e exorta. Ela faz, joga Gérson pra Moisés sinalizando que aquele trabalho era algo que ele deveria fazer e o exorta. Uma típica esposa de obreiro. Trabalha e exorta. Cobre os furos. Salva o obreiro.

0 comentários:

Postar um comentário