27 de fevereiro de 2010

Como o Cristianismo pode ser relevante para a cultura atual? - Por Tim Keller



Timothy (Tim) Keller é pastor da Redeemer Presbyterian Church em Manhattan , desde 1989. Chamado pela revista Newsweek de "C.S. Lewis do século XXI", já figurou entre os bestsellers do NY Times, e é um dos mais influentes pregadores dos Estados Unidos.

22 de fevereiro de 2010

CRISTO

Por Cleison Brugger

Este nome deveria ser o motivo do mais sincero sorriso estampado na face dos cristãos, mais infelizmente não tem sido assim. Muitos se alegram quando o assunto envolve os seus próprios interesses, ou quando lhes agrada de alguma forma possível.

Este nome deveria ser o motivo de temor e tremor na congregação, mas infelizmente, muitos temem e tremem quando um "ungido" se levanta, com seu dom de profecia, e diz palavras que fazem a igreja se enlevar ao extremo, dando rajadas de línguas realmente estranhas.

Este nome deveria ser o principal motivo pelo qual renderíamos nosso silêncio e respeito, mais infelizmente, temos respeitado muito mais os renomados pregadores, com suas prepotências estampadas e suas vozes roucas, do que O Cabeça.

Este nome deveria ser o motivo de orgulho entre a cristandade, mais, pelo que parece, há mais alegria em alguns cristãos quando estão com o inimigo de Deus: Mamom = riquezas.
Deveria haver alegria na tristeza, gozo nas lutas e prazer em estar com Deus, mesmo vivendo situações adversas, mais o que os crentes querem mesmo é se alegrar com seus carros novos, suas casas mobiliadas e com seus belos ternos e gravatas estampadas. Uns afirmam que as provações não são de Deus! Cristo quando morreu na cruz, nos proporcionou todas as bênçãos necessárias.

E o que dizer da cruz desse Cristo? esta que deveria ser um dos símbolos mais intensos de nossa fé, para muitos é motivo de vergonha! Há denominações que nem mesmo reconhecem a cruz!

Muitos atualmente se gloriam pelas bênçãos recebidas nas grandes concentrações ou nas Catedrais da fé, mais omitem (talvez porque jamais receberam), as bênçãos recebidas através da cruz! Sabe o porque disso? Porque nem sempre as bênçãos recebidas pela cruz são sinônimo de gozo ou de alegria. Aliás, jamais vi algum dos santos ou dos apóstolos que usufruíram das bênçãos da cruz, em gargalhadas. Pelo contrário: sei de muitas crucificações, decapitações e mortes que envolviam as bênçãos da cruz, tudo isso por amor ao Cristo que  hoje rejeitamos e fazemos pouco caso.

Cristo e sua cruz tornaram-se em nosso meio, meros contos da Bíblia. Mera teoria. Mera história contada nos púlpitos, quando algum pastor insiste em ler um dos evangelhos. Nossos cultos de Santa Ceia se tornaram mais inertes do que nunca! Jamais vi tamanha indiferença ao sacrifício de Cristo! cristãos completamente relapsos que não enxergam a dimensão do sacrifício de Cristo. Não há mais o intenso ardor em nossos corações quando ouvimos o nome do nosso meigo Emanuel, simplesmente porque estamos submersos na passividade.

Cristo tem sido USADO como um passaporte de ida ao céu, e como um cartão de crédito onde adquirimos o que queremos...
Para muitos, Ele DEIXOU de ser o Salvador!
Para muitos, ele deixou de ser o REI DOS REIS, e se tornou o MÉDICO DOS MÉDICOS apenas, onde podemos satisfazer nossas necessidades.
Para muitos, esse Cristo se tornou unicamente "o Homem das mãos furadas", e deixou de ser o meigo, humilde e manso "carpinteiro de Nazaré".

Tenho medo quando alguém vai à frente aceitar a Jesus. Tenho medo, pois no meu coração vem a interrogativa:  
"Como será que essa pessoa está recebendo a Cristo? Como o Salvador de sua vida ou como um mero doutor que tem em suas mãos a receita do remédio que fará a sua dor passar?"

20 de fevereiro de 2010

Você ama o louvor dos homens, não a glória de Deus - John Piper

Uma fascinação pelos demônios

Retirado do Blog Teologia Pentecostal, do Gutierres Siqueira.

 É inegável a realidade dos demônios e sua influência sobre os humanos. É também inegável a grande ênfase que os evangélicos dão os anjos caídos. Na prática, muitos evangélicos atribuem ao demônio uma queda na calçada ou um arranhão no carro acontecido em algum estacionamento. É igualmente vergonhoso o espetáculo que é feito em muitos exorcismos praticados por aí. Assim como o uso do medo para atacar quem pensa diferente de um líder autoritário.

Certa vez ouvi uma pregação em que o pastor dizia: “Se o demônio não existisse muitas igrejas evangélicas já não existiriam”. Infelizmente é verdade. O medo de maldição demoníaca paira o imaginário das igrejas, principalmente pentecostais e neo-pentecostais. Exemplo máximo disso é o dízimo. Em lugar de ensinar o princípio da generosidade, muitos preferem falar de um demônio chamado “o devorador”. Sendo uma grande forçação de barra do texto bíblico.

É certo que os demônios nos tentam a pecar, mas não pecam por nós. Portanto, quem cair no erro não adianta colocar a culpa no coisa ruim. Com exceção dos possessos, ninguém está fora das suas faculdades mentais para atribuir uma escolha pessoal a uma outra pessoa, mesmo que essa outra pessoa seja um ser de natureza espiritual. Ou seja, alguns tentam escapar de sua responsabilidade mesmo que apelem aos demônios.

Alguns infortúnios na vida podem ser de natureza demoníaca. Mas é bom lembrar que são apenas alguns. Muitas das dificuldades que enfrentamos são frutos daquilo que plantamos (uma doença por falta de prevenção) ou por incontingência (como um acidente que você não provocou). Mas as dificuldades sempre acontecem. E temos muito a aprender com elas.

Na liturgia dos cultos é triste verificar o espetáculo com o nome dos demônios. São pregadores que fazem uma de super-homens e “pisam na cabeça do diabo”. Promovendo um verdadeiro circo que chamam de “autoridade espiritual”. Outros que querem inventar a roda buscam o nome de demônios e fazem listas com as características de cada um deles. De uma utilidade zero esses fazem seminários apontando a diferença entre o demônio da cachaça e do sexo, por exemplo. E esquecem eles que lascívia e embriaguez são obras da carne e não tipos de demônios.

Encerro este texto com um apelo ao equilíbrio escrito pelo inglês C. S. Lewis:

Há dois erros semelhantes mas opostos que os seres humanos podem cometer quanto aos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar que eles existem e sentir um interesse excessivo e pouco saudável por eles. Os próprios demônios ficam igualmente satisfeitos com ambos os erros, e saúdam o materialista e o mago com a mesma alegria. [1]

Pois bem, nem oito nem oitenta. Nem incredulidade nem credulidade. Sejamos bíblicos.

Referência Bibliográfica:


[1] LEWIS, Clive Staples. Cartas de um diabo a seu aprendiz. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. p IX.

11 de fevereiro de 2010

Um cântico em meio à angústia.

 

Dois pastores evangélicos e um motociclista morreram num acidente envolvendo sete veículos, na manhã de ontem, na Rodovia do Contorno, trecho da BR 101 que liga Serra a Cariacica.

Os religiosos pertenciam à Igreja Assembleia de Deus e haviam saído de Alegre, município da Região Sul do Estado, rumo a uma convenção estadual da igreja em Nova Carapina II, na Serra.

Os veículos - cinco caminhões, uma moto e um automóvel Del Rey - bateram um atrás do outro. O engavetamento aconteceu às 8h15, no quilômetro 277, na Serra. Os pastores estavam no carro.

Os pastores José Valadão de Souza e Nelson Palmeira dos Santos e o motociclista Jonas Pereira da Silva, 52 anos, morreram no local. Dois outros pastores, que também estavam no Del Rey, sobreviveram, e o motorista de um dos caminhões sofreu arranhões nas pernas. Nenhum dos outros caminhoneiros ficou ferido.

O mais comovente do triste episódio, foi o relato dado por 2 pastores sobrevivente, e pelos bombeiros que tentavam tirar os pastores ainda com vida, que estavam presos nas ferragens.

As testemunha contam, que os pastores Nelson Palmeiras e João Valadão, ainda com vida e presos nas ferragens, em meio a um mar de sangue que os envolvia, começaram a cantar o hino 187 da Harpa Cristã:

"Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!
Ainda que seja a dor
Que me una a ti,
Sempre hei de suplicar
Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!

Andando triste
Aqui na solidão
Paz e descanso
A mim teus braços dão
Nas trevas vou sonhar
Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!

Minh'alma cantará a ti Senhor!
E em Betel alçará padrão de
Amor,
Eu sempre hei de rogar
Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!

E quando Cristo,
Enfim, me vier chamar,
Nos céus, com serafins irei
Morar
Então me alegrarei
Perto de ti, meu Rei, meu Rei,
Meu Deus de ti!"

Aos poucos suas vozes foram silenciando-se para sempre.


As lágrimas tomaram conta dos bombeiros, acostumados a resgatar pessoas em acidentes graves, porem jamais viram alguém morrer cantando um hino, como foi o caso dos pastores Nelson Palmeiras e João Valadão.

Fonte: Gazeta Online

"Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos." - Salmos 116. 15

8 de fevereiro de 2010

O real sentido da Cruz

 
 A morte de Cristo na cruz é um fato central e sumo para o cristianismo. O interessante é que, da palavra latina “cruz” que vem a palavra “crucial”, isto é, central, importante. Para os budistas, não importa muito como Buda morreu, mas faria toda a diferença para os cristãos, se Jesus tivesse morrido de um ataque cardíaco nas praias do Mar da Galiléia. A cruz é o símbolo universal do cristianismo, mesmo num mundo onde, a cada dia, ela tem perdido o seu significado.

Muitos dos que a identificam, ofendem-se com ela. A cruz de Cristo é motivo de ofensa para muitos atualmente, assim como foi na época em que os primeiros cristãos começaram a falar dela como o caminho de Deus para a salvação. O apóstolo Paulo escreveu: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus... nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1 Coríntios 1. 18, 23). A feminista Dolores Williams é um exemplo moderno de pessoas que se ofendem com a cruz. Ela declarou: “Acho que não precisamos de uma teoria em que os pecados têm que ser pagos pela morte de alguém. Acho que não precisamos de um cara pendurado numa cruz, sangrando, e outras coisas desse tipo”.

Podemos compreender a repulsa natural que as pessoas sentem. A execução por morte de cruz era algo terrivelmente cruel. Na verdade, era sadismo legalizado. Foi provavelmente, uma das formas mais depreciativas de execução inventada pelo homem. Nada mais era do que morte lenta por tortura. E realmente funcionava. Ninguém jamais sobreviveu a uma crucificação.

Mas para os que crêem, a cruz faz perfeito sentido. A salvação do homem só pode ocorrer através de uma satisfação dada à lei de Deus, que o homem quebrou e tem, ainda hoje, quebrado. Somente Deus pode perdoar. Mas somente o homem pode pagar. Cristo colocou-se no lugar do homem, como representante dos que crêem, e sofreu a penalidade merecida, satisfazendo a justiça divina. Até mesmo pensadores não cristãos afirmam a necessidade da punição merecida. O pesquisador C. A. Dinsmore examinou as obras de Homero, Sófocles, Dante, Shakespeare, Milton, George Elliot, Hawthorne e Tennyson, e chegou à seguinte conclusão: “É um axioma universal na vida e no pensamento religioso que não pode haver reconciliação sem que haja satisfação dada pelo pecado”. Portanto, para os que crêem, a cruz é mais que um símbolo a ser levado no pescoço ou pendurado nas paredes da igreja. A cruz de Cristo é o caminho de Deus para salvação de todo aquele que crê.


Queira Deus sempre nos manter conscientes da cruz de Cristo e do seu real sentido, pois a mesma ainda precisa causar influência máxima em nossa fé.

3 de fevereiro de 2010

Pastor José Santos: promovido às mansões celestes.

 
 Foi promovido às mansões celestes, na manhã desta Quarta-Feira (03/02/10), aos 83 anos, o Presidente da Assembléia de Deus na Penha/RJ e sogro do famoso evangelista, Pr. Silas Malafaia, o Pastor José Santos.

A Assembléia de Deus na Penha/RJ, que atualmente conta com aproximadamente 13 mil membros, ficou conhecida e popular, devido aos seus cultos semanais que são transmitidos pelos programas diários do Pr. Silas Malafaia, mais o nome que deu peso e equilíbrio e essa igreja foi, sem dúvida, o Pr. José Santos, que por 33 longos e abençoados anos, pastoreava o rebanho na Penha.

 
Assembléia de Deus Ministério na Penha/RJ

O Pastor José Santos sempre se mostrou muito aberto quanto as questões dos "Usos e Costumes" e o Ministério Feminino; prova disso foi a ordenação da Miss. Antonieta Rosa Vieira como dirigente da Congregação Porta das Ovelhas, sendo ela a 1ª mulher das ADs no Brasil, que se tem conhecimento, de ter liderado, como pastora, uma igreja.

O Pastor José Santos deixa viúva a Irmã Maria Leal, com quem teve 11 filhos; Dentre esses 11, encontra-se a Irmã Elizete Malafaia, que apresenta o Programa "Mulher Vitoriosa" e é casada com o Pastor Silas Malafaia, que por conseguinte, é Vice-presidente da Assembléia de Deus na Penha/RJ.

Ainda não temos nenhuma informação sobre o velório e sepultamento, mas assim que tivermos, estaremos informando aqui no RP.