30 de outubro de 2009

Contrariando os princípios da Reforma


 Por Cleison Brugger

O dia 31/10, além de comemorar o Famoso Halloween (ou Dia das Bruxas), também comemora algo de muita importância para os cristãos protestantes: o Dia da Reforma Protestante;
Foi neste dia, que Martinho Lutero apresentou, em frente à Catedral de Wittenberg, suas 95 teses combatendo as heresias que permeavam - e ainda permeiam - a Igreja Católica Romana.
Este ano, a Reforma Protestante completa 492 anos, porém, os princípios da mesma, já se tornaram mais que obsoletos para algumas Igrejas evangélicas tupiniquins; senão vejamos:

SOLA FIDE - Somente a Fé.
Afirma que a justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. Somos salvos para praticar boas obras, e não por causa da mesma (Ef. 2.10). Somos salvos pela fé e aceitação do sacrifício de Cristo em nosso favor. (Ef. 2. 8).

Entretanto, diversas igrejas que dizem ser "continuação da reforma", acreditam que só seremos salvos, se colocarmos acréscimos a fé, como: fazer Campanhas das Sete Semanas, Tomar banho de Sal Grosso ou com o Sabonete Santo, passar por baixo do Manto Sagrado ou ainda, ir assiduamente, as chamadas "Sessões de Descarrego" (só o nome já dá arrepio!).

SOLA GRATIA - Somente a Graça.
Afirma que na salvação, somos resgatados da ira de Deus única e exclusivamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é o que nos leva à Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual e nos conduzindo à liberdade em Cristo.

Todavia, existem Pastores e Igrejas legalistas que acham que isso não é verdade! Só podemos ser salvos mesmo se andarmos "na doutrina". A graça não vale de nada! Para eles, a lei ainda está em vigor, tanto que, os pastores dessas Igrejas, são verdadeiros ditadores!
Eles pregam que NÃO pode: Usar bermuda, calça comprida, pintar unha de vermelho, cortar os cabelos,  etc... blusas, só se forem de manga comprida; saias, só se forem lá no pé!

SOLUS CHRISTUS - Somente Cristo.
Afirma que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória de Cristo. Sua vida sem pecado e sua expiação, por si só, são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Porém, ultimamente, Solus Christus tem sido a última frase a ser dita por alguns pastores e Igrejas; temos dado lugar aos deputados, senadores, aos pregadores renomados, cantores "góspeus" e até mesmo aos Anjos!! O princípio reformado declarando que SOMENTE CRISTO, tem sido violado e desrespeitado! O lugar de primazia em nossas igrejas deveria ser de Cristo, mas infelizmente, não tem sido! Valorizamos mais ao "Conferencista Internacional" ou ainda a "PhD em Teologia" do que ao Dono da Igreja!

SOLA SCRIPTURA - Somente as Escrituras.
Afirma a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha, ensina tudo o que é necessário para a nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo o comportamento cristão deve ser avaliado.

Mas infelizmente, não é isso que tem acontecido, mas sim, desvios e incoerências bíblicas-doutrinárias gritantes! Só falta rasgarmos a Bíblia em público, pois na mente de alguns ministros, pregadores e pastores, ela já está rasgada faz tempo! Frases como: "O melhor de Deus está por vir!"; "o varão de fogo vai te tocar!"; "Determine sua bênção!" e tantas outras, tem sido usadas com frequência, entretanto, que pena, nenhuma delas condizem com as Páginas Sagradas.

SOLI DEO GLORIA - Glória Somente a Deus.

Afirma que, como a salvação é de Deus e realizada por Ele, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteiramente perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus e para sua exclusiva glória.

Entretanto, nas Igrejas ditas "Evangélicas", a glória tem sido entregue a tudo e a todos, menos a DEUS! As palavras egocêntricas ditas em cima de nossos púlpitos são provas disso; a glória, terminantemente, tem sido entregue ao homem!
A glória tem sido dada ao Apóstolo W, ao Bispo R, a Igreja U, etc... Deus mesmo ficou de fora dessa!

IGREJA REFORMADA SEMPRE SE REFORMANDO.

A idéia que os reformadores tinham ao proferir estas palavras NÃO era, de alguma necessidade, de reformarmos as doutrinas bíblicas; eles referiam-se ao dever de sempre retornarmos às doutrinas bíblicas; Não é "Doutrina reformada sempre se reformando" e sim "IGREJA reformada sempre se reformando".

Bom, diante de tudo o que citei acima, creio que ainda haja tempo de zelarmos e cumprirmos este último ponto; Precisamos de um Novo Lutero? De modo nenhum; entretanto, precisamos urgentemente, retornar aos princípios da reforma, para que o evangelho da Cruz seja pregado com clareza e simplicidade! Os clamores de Lutero de obter uma igreja reformada precisam, ainda hoje, serem defendidos!

Não podemos, de jeito nenhum, olharmos para a situação deplorável que se encontra o evangelho ultimamente, e apenas criticarmos, sentados em frente a um computador!
Precisamos levantar-nos e combater biblicamente, aos desvios, incoerências e aberrações feitas "em nome de Deus"!


SOLI DEO GLORIA

29 de outubro de 2009

Leia um trecho da mensagem "Um chamado à angústia" por Rev. David Wilkerson

Leia abaixo o trecho da mensagem traduzido para o português:

"Quando olho o cenário inteiro da religião hoje, tudo o que vejo são invenções e ministérios de homens e da carne. Eles são, sobretudo, impotentes. Não têm impacto sobre o mundo. Vejo mais o mundo vindo para dentro da igreja e impactando-a do que a igreja impactando o mundo.

Vejo a música tomar conta da casa de Deus. Vejo o entretenimento tomar conta da casa de Deus. Há uma obsessão com o entretenimento na casa de Deus e um ódio contra a correção, contra a reprovação. Ninguém mais quer ouvir sobre isto.

O que aconteceu com a angústia na casa de Deus? O que aconteceu com a angústia no ministério? Esta é uma palavra que você não quer ouvir nesta era de conforto. Você não quer ouvi-la.

Angústia significa extrema dor e aflição. As emoções ficam tão agitadas que se tornam dolorosas. Profunda dor aguda interior devido à sua condição, ao que está dentro de você ou em volta de você.

Angústia.

Profunda tristeza.

Agonia vinda do coração de Deus.

Temos uma retórica religiosa e uma conversa sobre reavivamento, mas são coisas que se tornaram muito passivas.

Toda verdadeira paixão nasce da angústia. Toda verdadeira paixão por Cristo tem origem em um batismo de angústia.

Quando você pesquisa as Escrituras, descobre que, quando Deus determinou recuperar uma situação arruinada, ele partilhou a sua própria angústia por aquilo que viu acontecer em sua igreja e em meio ao seu povo. E ele encontrou um homem de oração, tomou esse homem e literalmente o batizou na angústia.

Você encontra isto no livro de Neemias.

Jerusalém está em ruínas. Como Deus vai lidar com a situação? Como Deus restaurará a ruína?

Amigos, olhem para mim. Neemias não era um pregador. Ele era um profissional. Mas era um homem de oração!

Deus encontrou um homem que não tinha apenas um lampejo de emoção. Não apenas alguém com alguma explosão repentina de preocupação, para, em seguida, deixá-la morrer.

O que ele fez? “Assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

Por que não outros homens? Por que eles não têm a resposta? Por que Deus não os usa na restauração? Por que eles não têm uma palavra?

Porque não há neles nenhum sinal de angústia.

Não há choro!

Não há uma palavra de oração!

Tudo é ruína!

Isto importa a você hoje? Não importa a todos vocês que a Jerusalém espiritual, a igreja, esteja agora casada com o mundo? Que há uma frieza que varre a terra?
Mais do que isso. Você não se importa acerca da Jerusalém que está em nossos próprios corações? Não vê o sinal da ruína que está sugando lentamente o nosso poder e paixão espirituais?

Estamos cegos para a indiferença!

Estamos cegos para a mescla que rasteja diante de nós!

Tudo o que o diabo quer fazer é começar a lutar com você.

E matá-lo!

Então você não irar mais lutar em oração!

Você não irá mais chorar diante de Deus!

Você pode assentar-se e assistir televisão, enquanto a sua família vai para o inferno!

Deixe-me perguntar-lhe:

O que acabei de dizer é que vocês estão condenados em tudo?

Há uma grande diferença entre angústia e preocupação. Preocupação é alguma coisa que começa interessar a você. Você passa a ter interesse em um projeto, uma causa ou uma necessidade.

Deixe-me lhe dizer alguma coisa que tenho aprendido durante os meus 50 anos como pregador. Se você não é nascido da angústia, se essa angústia não tiver nascido pelo Espírito Santo, tudo o que você viu e ouviu da ruína que o levou a estar de joelhos, a quebrantar-se em um batismo de angústia mediante o qual começou a orar e buscar a Deus – agora sei, oh, Deus, realmente agora sei – até que eu esteja em agonia, até que eu esteja angustiado por causa disso. E todos os nossos projetos, todos os nossos ministros, tudo o que fazemos... Onde estão os professores de Escola Dominical que choram por suas crianças porque sabem que elas não estão ouvindo e indo para o inferno?

Saiba que a verdadeira vida de oração começa no lugar da angústia!

Saiba que quando você estabelecer o seu coração para orar, Deus virá ao seu encontro e compartilhará o seu próprio coração com você.

Então o seu coração começará a clamar: “Oh, Deus, o seu nome está sendo blasfemado. O Espírito Santo está sendo ridicularizado. O inimigo tenta destruir o testemunho de fidelidade ao Senhor. E alguma coisa precisa ser feita”.

Não haverá renovação, não haverá avivamento, não haverá despertamento até que estejamos dispostos a deixar que Deus nos quebrante uma vez mais.

Amigos, está-se tornando tarde e está se tornando sério!

Por favor, não me diga... Não me diga que você está preocupado, enquanto você gasta horas diante da Internet e da televisão!

Venha!

Senhor, há alguma necessidade de se chegar a este altar e confessar:

“Eu não sou aquilo que imaginava.

“Eu não estou aonde supunha estar.

“Deus, eu não tenho o seu coração, nem a sua carga.

“Eu tenho desejado que isto seja fácil.

“Eu apenas quero ser feliz.

“Mas, Senhor, a verdadeira alegria vem da angústia.

“Não há nada da carne que nos possa dar alegria.

“Não me importa quanto dinheiro você tenha, não me importa a sua nova casa, não há absolutamente nada físico que dará alegria a você.

“Isto acontece apenas quando é realizado pelo Espírito Santo, quando você o obedece e toma para si o seu próprio coração.

“Construa muros em volta de sua família.

“Construa muros em volta do seu coração.

“Torne-se forte e invencível contra o inimigo.

“Deus, é isto que desejamos”.


Veja esta mensagem legendada no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XAYxFvw-7K4

27 de outubro de 2009

ASSEMBLÉIA.... DE DEUS?


No domingo que se passou (25/10), o Pastor Samuel Câmara assumiu a presidência da Assembleia de Deus em São José dos Campos - SP, antes liderada pelo Pastor Antônio Luiz Sellari, casado com uma sobrinha da Iª. Wanda Freire, esposa do Pr. José Wellington (CGADB);
 Certamente, não será o Pr. Câmara que presidirá a Igreja em S. José dos Campos, até porque estamos as portas do centenário e ele preside a mais importante Assembleia de Deus no Brasil; mas, não é isso que importa!

O que importa é que, segundo membros da própria igreja, haviam policiais na porta da igreja, pois o pastor José Wellington tentou embargar a "doação" voluntária que o Pr. Câmara fez ao Pr. Sellari, e foi parar na justiça, mas estava tudo nos conformes; ele (JW) não pôde embargar.

Segundo alguns, o Pastor José Wellington não está tão alegre, pois foi mexer no quadrado de Belém do Pará, fundando uma Igreja com 200 membros, enquanto o Pr. Samuel Câmara preside uma Catedral com mais de 20 mil membros. Bom, como dizem alguns: isso é briga de cachorro grande!

O que quero deixar claro, não é a minha posição em apoiar SC ou JW, pois não sou a favor, nem contra a nenhum deles!
Só gostaria de deixar relevante, que essa politicagem e baderna eclesial, tem causado feridas sérias e constantes nas Assembleias de Deus, pois Igreja alguma cresce debaixo de rixas, brigas, contendas, maus olhares e descomunhão! e o pior: Quando chegam em uma AGO/AGE, ainda tem coragem de falar sobre Fraternidade! Balela!

Foi-se o tempo em que haviam pastores na presidência de nossas convenções, com objetivos espirituais e sadios!
Foi-se o tempo em que não se falava em comunhão nas Convenções: SE VIVIA!    
Deploravelmente, foi-se o tempo que as Assembleias eram, terminantemente, de Deus!

Olhamos para tempos passados e falamos: "Nossa, haviam milagres nas Assembleias de Deus!"; "Nossa, dezenas de vidas recebiam o dom do Espírito Santo"; "Nossa, a igreja crescia com mais facilidade!"...

Porque será que isso acontecia com maiores proporções no passado? Será porque o julgo dos "Usos e Costumes" ainda eram obedecidos com fervor? NÃO!

Isso acontecia, pois estávamos menos preocupados com presidência de Convenção!
Isso acontecia, pois estávamos menos interessados em colocar no senado representantes assembleianos!
Isso acontecia, pois estávamos mais atarefados em apregoar a mensagem de Cristo fora da Igreja, do que receber em nossas grandes Catedrais os "Garotinho's" e as "Dilma's Rousseff's"...!

Quando olho pra realidade da Assembleia de Deus hoje, me vem logo a mente este verso bíblico: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2. 4-5)

Assembleia pode até ser, pois em aglomeração, essa igreja tem mais 60 milhões de membros em todo o Mundo..!
Mas queira Deus, que essa "Assembléia" continue sendo DELE!

24 de outubro de 2009

Iª. Ruth Dorris Lemos dorme no Senhor




É com tristeza e pesar que informamos que, nesse dia (23 de outubro), às 12h:30m, nossa querida Missionária Ruth Doris Lemos passou para a eternidade e dorme no Senhor

Ainda segundo a família, nas 24 horas seguintes, ela passou sem nenhuma ocorrência e recebeu visitas de familiares, os filhos Mark, Rachel, Rebekah e sua nora Helba.

Ainda lúcida, mas com sua função renal comprometida, seu estado permaneceu grave. Por fim, às 12h30 de hoje, ela partiu, conforme informações da família, postada no site e no blog do Ibad.

Irmã Doris, como era conhecida por seus milhares de alunos e familiares destes, era mulher notadamente ética, discreta, sábia, ensinadora e conhecedora da Palavra e cheia de amor pela causa do Senhor.



Irmã Ruth Dorris Lemos veio para o Brasil como missionária enviada pela AD norte-americana, com o seu esposo, pastor João Kolenda Lemos, que fora para os Estados Unidos estudar Teologia. Lá, os dois receberam a chamada do Senhor para fundarem o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus – o Ibad – instalado em Pindamonhangaba (SP).

O Ibad preparou milhares de alunos-obreiros hoje espalhados pelo Brasil e mundo. Toda a família ibadiana chora a separação da “nossa matriarca”. Era sempre fora verdadeira referência de fé e modelo cristão, em todos os tempos, sem nunca mudar em nada.
 

A Cerimônia de despedida da irmã Doris Lemos será amanhã (24/10) às 11h, na capela do Ibad e o sepultamento às 13h, no cemitério de Pindamonhangaba, SP.

Que Deus console o Pastor Kolenda, seus filhos, netos e a toda a família ibadiana.

21 de outubro de 2009

O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR ?!?

Postado por Cleison Oliveira

Essa frase tem sido dita por diversos pregadores e cantores no meio evangélico, e confesso que até eu mesmo, em algumas prédicas e ministrações, afirmava erroneamente que "O melhor de Deus ainda estaria por vir!" Entretanto, podemos perceber claramente o seu equívoco, e isso não depende de nenhum ponto de vista, já que a frase está no singular: O MELHOR DE DEUS, denotando algo de muita importância e/ou relevância para alguém.

Aliás, o que seria um "melhor de Deus"? talvez, algo vindo do Divino, para benefício, não apenas do indivíduo, mas da coletividade! Outrossim, o que seria tão importante da parte de Deus para nós, que Ele ainda não nos deu? Será que o plano de salvação não foi suficientemente o melhor de Deus para nós?

Como verdadeiros cristãos, não podemos aguardar nenhum "melhor de Deus", pois o MELHOR DE DEUS já nos foi dado: O SEU AMADO FILHO JESUS (Jo 3. 16).
Ou será que existe algo melhor do que ser salvo por Cristo? a resposta é óbvia: Não!

Sendo assim, o "melhor de Deus" não está por vir, pois o Melhor de Deus já veio para nós, através de Jesus Cristo, realizando o seu plano salvífico e através do Espírito Santo (Jo 14. 26)

Aleluia, estamos salvos e temos conosco o Espírito Santo! tem algo melhor?

Opa, parece que sim:
"Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade."  (Hb 11. 16);
 Mas pense comigo: Sem Salvação em Cristo, não haveria Céu! Então, o melhor de Deus já nos foi dado (Jo 3. 16), para que tomássemos posse desta prerrogativa!

Por isso, não fique esperando algo melhor da parte de Deus, pois o melhor de Deus já nos foi dado:
"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo."
(Gálatas 4. 4-7)

Não existe nada melhor do que ser atingido pelo plano de salvação e ser preenchido pelo Espírito Santo. Ainda hoje, o "Melhor de Deus" surpreende a "todo aquele que crê".

18 de outubro de 2009

Os pregadores da prosperidade sumiram?

 Postado por Cleison Oliveira

Como habitantes do planeta Terra, sabemos que uma das maiores potências mundiais que é a U.S.A. está atravessando uma das piores crises financeiras dos últimos tempos.

O cômico dessa história é que, no tempo das vacas gordas, os "famosos" pregadores da teologia da Prosperidade, mandavam, "pela fé", crentes ignorantes, pegarem no ar as chaves de suas casas próprias, como também de carros novos, 0 Km, etc... Sempre usam em suas pregações que crente não é calda, e sim, cabeça...!

Ora, lá nos EUA, a realidade dos crentes tem sido a mesma que a dos inconversos: TODOS estão passando pela crise! Ora, cadê os "Ilustres ungidos de Deus" pra profetizar sobre o povo uma "Unção contra a crise" ou ainda uma "Campanha, quem sabe intitulada: A crise virá; mas esse raio não me pegará!"!

Uma irmã americana deu um "tristemunho" muito insatisfeita, por causa de um "profeteiro tupiniquin" que ministrou lá:
"Há uns anos atrás, ele (O profeteiro tupiniquin), passou aqui nos EUA, em varias cidades. Todo o povo crente foi vê-lo. Ele disse que não era mais para mandarem dinheiro para o Brasil e que deveriam era comprar casas aqui, que com 5 anos venderiam e ganhariam 200 vezes mais.
O povo fez isso e depois de 3 anos veio a crise e ninguém mais conseguiu pagar os bancos e todo mundo teve que entregar as casas e perderam o dinheiro que já tinham investido. Quem perdeu menos foi em torno de 230 mil dólares."

Ué, maaas ..... cadê os "profetas Ungidos" agora? Onde estão?
Devem estar em busca de países em desenvolvimento como o Brasil! Morris Cerullo já marcou presença!

14 de outubro de 2009

Apostolado ou Apostolice?

por Márcio Redondo

Já faz algum tempo eu andava curioso por conhecer melhor o chamado movimento apostólico. Não estou falando da Igreja Primitiva, não. Refiro-me aos apóstolos de nossos dias, esses que começaram a pipocar depois de 1980.

Então, há algum tempo, reencontrei meu amigo Freddy Guerrero, que mora em Quito, no Equador. Tive a grata surpresa de saber que ele está investigando o assunto, como parte de seus estudos de pós-graduação. Eu, um leigo no assunto, diante de um "expert"... É claro que bombardeei-o de perguntas.

Descobri várias coisas. Existem pelo menos três grandes redes apóstolicas. É isso mesmo. São três redes. Quer dizer, estão divididos. Desde logo, vê-se que os apóstolos do século XXI não são um exemplo de unidade em Cristo.

Em todas as três redes há uma fortíssima ênfase na batalha espiritual. A maior das redes é de linha carismática. Outra é messiânica, e a terceira é judaizante. Aliás, fiquei de queixo caído ao saber que os apóstolos da linha judaizante negam que Jesus seja Deus.

O movimento apostólico ensina que cada apóstolo possui autoridade espiritual sobre territórios específicos. Um é apóstolo de Buenos Aires, outro é da Cidade do México, e assim por diante. É claro que o Brasil também já está "loteado". Segundo cálculos feitos por Freddy, existem hoje no mundo todo uns 10 mil "apóstolos".

Estes alegam possuir a mais alta autoridade espiritual em suas respectivas regiões. Todas as igrejas, de qualquer denominação, e mesmo aquelas sem filiação denominacional estão sob a autoridade deles. Bem, pelo menos é assim que pensam.

Aproveito para mencionar que Freddy chegou a ser convidado por um "apóstolo" argentino para se tornar "apóstolo" de Quito. Se tivesse aceito, o argentino teria imposto as mãos sobre Freddy e hoje eu seria amigo de um "apóstolo".

Felizmente, Freddy teve o bom senso de rejeitar o convite. Fica um pouco a idéia de clube do Bolinha, com um apóstolo convidando alguém para se tornar um deles.

Pessoalmente, creio que alguns desses "apóstolos" são sinceros em seu desejo de servir a Deus, embora estejam equivocados. Mas não posso dizer isso de todos. Sem citar nomes, Freddy me contou casos de "apóstolos" envolvidos em escândalos sexuais, disputas por poder, enriquecimento à custa das igrejas, etc.

Um outro amigo me contou de um "apóstolo" aqui no Brasil que, na sua estratégia de batalha espiritual, resolveu delimitar as fronteiras de sua jurisdição. Como Jesus Cristo é apresentado na Bíblia como o leão de Judá (Apocalipse 5.5) e como os leões demarcam seu território com urina, esse "apóstolo" começou a sair pelas ruas de sua cidade e circunscrever sua área com... sua própria urina! Quanta loucura!

Uma leitura atenta do Novo Testamento nos leva a questionar não apenas certas práticas do movimento apostólico, mas o próprio movimento. Se não, vejamos:
Biblicamente a palavra "apóstolo" tem a idéia de procurador ou representante de alguém. A ênfase do vocábulo não está na tarefa em si, mas em quem deu a tarefa ao apóstolo.

Por esse motivo, em várias de suas cartas, Paulo se apresenta como "apóstolo de Cristo Jesus" (Galátas 1.1; Efésios 1.1; Colossenses 1.1; 1 Timóteo 1.1; 2 Timóteo 1.1), pois é Jesus quem o havia comissionado. E essa procuração era intransferível.

Nem Paulo nem os demais apóstolos da Igreja Primitiva tinham o direito de chamar alguém para ser apóstolo junto com eles. A escolha de alguém para o apostolado era prerrogativa do próprio Jesus (Atos 1.2).

Além disso, apóstolo era alguém que viu pessoalmente a Jesus ressuscitado (Atos 1.21-26). Aliás, ao defender seu apostolado, Paulo faz uma clara associação entre ser apóstolo e ter visto Jesus (1 Coríntios 9.1).

Ele também afirma que Jesus ressuscitado apareceu a todos os apóstolos. No seu caso pessoal, Jesus apareceu-lhe "como a um que nasceu fora de tempo" (1 Coríntios 15.7), pois foi em circunstâncias excepcionais, após Jesus ter subido ao céu, que Paulo viu Jesus (Atos 9.3-6).

Os apóstolos do Novo Testamento caracterizavam-se, entre outras coisas, por “sinais, prodígios e poderes miraculosos” (2Co 12.12; ver tb At 5.12). Isso funcionava como confirmação de que o apóstolo recebera autoridade da parte do Senhor Jesus.

Os acontecimentos não eram coisas do tipo cair no culto, mas verdadeiros milagres, como cura de aleijados de nascença (At 3.2-8; 14.8-10) e ressurreição de um jovem (At 20.9-12)

Para concluir, o ministério apostólico neo-testamentário não era delimitado geograficamente. Paulo, por exemplo, foi apóstolo dos gentios (Galátas 2.8; Romanos 11.13). Não estava preocupado com territórios, mas com pessoas. Para ele não havia fronteiras. Seu interesse era levar não-judeus ao conhecimento de Jesus, não importa onde estivessem.

Minha dificuldade em aceitar o movimento apostólico dos nossos dias reside em que os "apóstolos" modernos não viram Jesus ressuscitado, não foram designados pessoalmente pelo próprio Jesus, não realizam prodígios e sinais como na época do Novo Testamento e, ao contrário dos apóstolos do século I, se preocupam com a distribuição territorial.

Minha conclusão é que tais pessoas declaram-se apóstolos, mas na verdade nunca o foram (2
Coríntios 11.13; Apocalípse 2.2).

Se, apesar das objeções acima, você ainda está pensando em seguir a profissão de apóstolo, é melhor se apressar. Infelizmente as áreas nobres já estão ocupadas. Mas ainda existem cidades menores sem dono. A propósito, parece que a Antártida ainda não tem apóstolo. Um continente inteiro à disposição! Alguém se candidata?

7 de outubro de 2009

Jesus? quem sabe não está lá no último banco!

Adaptado por Cleison Brugger.

Lá vem eles de novo! tapinha nas costas, aperto de mãos, abraços, citam versículos da Bíblia, assistem aos cultos e até nos cumprimentam com a paz do Senhor (qual "senhor"? não pergunte, porque não sei!), sentam nas tribunas - ou púlpitos - (Lugar onde outrora eu ouvia, que era para se sentar pessoas santas; homens e mulheres de Deus! Nossa, como as igrejas se contradizem!) etc.

Tudo isso com a intenção de ludibriar e enganar o povo de Deus. Ah, e por falar em enganar, parece que os cristãos atuais gostam de ser enganados mesmo e também são muito fácil de se enganar, pois basta alguém colocar uma Bíblia embaixo do braço ou na mão e dizer "Ooow Aleluia", seguido de uma rajada de línguas "estranhas" (E bota estranha nisso!), que logo é considerado um "Servo de Deus"; um "Irmão da Igreja"; um "Tremendo varão de Jeová". Nossa, se discernimento fosse matéria de escola, muitos na Igreja ainda estariam na 4ª Série!

Nessa época de eleições, é comum ouvirmos frases como: "irmão vota em irmão", "A igreja precisa de um representante" (Alguma criança travessa rabiscou Jo. 14:16, 17 da Bíblia deles!) , "fulano é homem de Deus e não irá se corromper" (Hehe... me engana que eu gosto! É como colocar uma criança na loja de brinquedos e falar pra coitada: "- Não meche em nada!") , "José foi governador e Daniel foi estadista" (Nossa, como isso é convincente!) etc...

Infelizmente estamos vendo nossos púlpitos serem transformados em palanques, onde não há espaço para a exposição bíblica, e sim , para a exposição egocêntrica, política e pessoal. Enquanto muitos irmãos não podem subir ao púlpito para falar de Jesus, os enganadores podem para falar o que lhes interessa, desviando o foco da liturgia do culto, que outrora era para servirmos a Deus!

E os "Pastores"! estes já pediram licença a Deus para cuidarem de seus próprios interesses e só depois das eleições voltarem a pensar em algo relacionado a Deus e sua Igreja (Como se eles se preocupassem demais com isso!)

E o que dizer das ameaças? muitos líderes tem a coragem de dizer que quem não votar em fulano é rebelde e está em pecado. E as profetadas? Não faltam profetas de Acabe e Jezabel para mentir em nome do Senhor.

Meus caros irmãos, diante deste quadro alarmante só nos resta lamentar e clamar a Deus para que abra os olhos de nossos lideres e que o Espírito Santo de Deus volte a governar a Igreja!

"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" 
(Gálatas 4. 16)

Texto adaptado por mim, porém, originalmente, esse texto foi escrito pelo Presb. Edinei Siqueira, Editor do Blog "A verdade do Evangelho"

6 de outubro de 2009

Essa tal de "Unção Apostólica"

Postado por Cleison Oliveira.

Fico impressionado com alguns devaneios por parte do povo evangélico. Infelizmente, sou obrigado a confessar que alguns de nossos irmãos, no quesito criatividade têm conseguido se superar.

Se não bastasse os diversos tipos de unção espalhados por toda esta terra varonil, nesses últimos anos de modo alarmante, tem-se multiplicado neste país tupiniquim essa tal de unção apostólica.

Inúmeras vezes fiquei a me perguntar, o que seria isso, ou, o que representava possuir essa unção, ou até mesmo, o que ela tem de especial?
Após detalhada observância do discurso por parte dos profetas modernos, entendi que para estes, possuir a unção apostólica representa ter recebido da parte de Deus um poder especial o qual capacita o crente a viver a vida acima da média.

Já ouvi o relato de pessoas afirmarem que o crente que não possui a tal unção pode ser considerado crente de “segunda categoria”. E para piorar as coisas, tais pessoas afirmam que nos dias atuais não basta ter o Espírito Santo somente, é necessário possuir a tal unção, até porque somente assim pode-se conquistar o melhor de Deus.

Ora, essa tal de unção apostólica não passa de mais uma mercadoria apresentada nos balcões da fé. Aliás, por acaso você já percebeu que a moda agora é ser apostólico? O culto é apostólico, o louvor é apostólico, as ofertas são apostólicas, tudo absolutamente tudo é apostólico.
Prezado leitor, com dor no coração sou obrigado a confessar essa gente não têm pregado o evangelho do reino. Antes, pelo contrário, o evangelho o qual estes têm pregado é humanista, megalomaníaco e patológico.

Tenho a impressão de que o fato de enfatizar em suas mensagens um conteúdo “apostólico” é nada mais, nada menos do que uma sutil tentativa de diferenciar o produto deles daquilo que é oferecido por outras igrejas. Na verdade, é extremamente comum observar em tais movimentos, uma ênfase exagerada na tal unção.

Ah, meu amigo, como inúmeras vezes tenho falado não agüento mais a efervescência da graça barata, o mercantilismo gospel, a banalização da fé. Não agüento mais, as loucuras e os atos proféticos feitos em nome de Deus. Chega! Basta!

Quero viver e pregar o evangelho, quero ver uma igreja, santa, ética, justa e profética, quero ver uma igreja, que não se corrompe diante as loucuras dessa era, quero ver uma igreja reformada e reformando, quero ver uma igreja PROTESTANTE!