30 de julho de 2009

Eu ainda sonho com uma igreja...


Por: José Barbosa Júnior

Um sonho me invadiu...

Sonho com uma igreja onde a Palavra tenha a primazia. O grito reformado de SOLA SCRIPTURA reverbera em meus ouvidos, com o som de vozes martirizadas pela verdade das Escrituras. Sonho com uma igreja onde a Palavra volte a ocupar o centro (Jo 17.17), onde tanto a pregação quanto a música sejam encharcadas de verdade bíblica (1 Co 14.15), e não de invencionices humanas. Em meu sonho percebo a alegria do reencontro com a voz de Deus, amiga, suave, a permear todo o ambiente onde a igreja estiver reunida, pois onde se reúnem os“templos”(nós) ali está a Igreja (Mt 18.20).
Sonho com uma igreja sadia pelo ensino coerente das Escrituras Sagradas, onde esquisitices e maluquices são tratadas como o que realmente são: esquisitices e maluquices. Não se dá margem a unções novas, senão a unção que já temos no Santo de Deus (1 Jo 2.27). Não se ensina aquilo que não é bíblico pelo simples fato de, exatamente, não ser bíblico.

Aquilo que é relativo em mim deve se curvar diante do absoluto da Palavra de Deus. O que sinto não sobrepõe o que leio nas Escrituras. Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso, inclusive eu, quando o que ACHAR não for o que a Palavra REALMENTE diz (Rom 3.4).


Sonho com uma igreja onde o pastor não é nada mais que um irmão revestido por Deus de um DOM para o crescimento da mesma. E desejo ser pastor um dia (1 Tm 3.1). Que eu mesmo testemunhe contra mim um dia se não for um pastor como o que sonho. Que haja fidelidade ao Deus que vocaciona e capacita. Que haja humildade para reconhecer que toda a capacidade vem dEle e não de mim mesmo (Rom 12.3). Que haja coerência entre o falar e o viver (Mt 5.37). Que eu não me torne pesado para os irmãos e, se for preciso, que aprenda a “fazer tendas” (2 Co 11.9; At 18.3)



Sonho com uma igreja que tenha problemas, mas que aprenda com eles (Rom 5.3-5). Que haja graça no lidar com os que caem (Gl 6.1), sabendo que é pela graça que somos o que somos, e que a graça nos nivela sob o sangue de Cristo. Que ninguém seja “punido”de seus erros, mas corrigido com brandura para que o nome de Cristo seja exaltado na reedificação deste irmão (Tg 5.19-20). Sonho com uma igreja que deixe de ser um tribunal para ser um hospital, onde os feridos são cuidados com amor e que, por esse amor, aprendam a amar e se firmem no Deus que é amor! (1 Jo 4.8).

Sonho com uma igreja que faça da oração uma simples conversa com o Ser amado. Nada de exigências, nada de ordens, nada de decretos. Que, ao contrário das manifestações triunfalistas, nossas angústias e ansiedades sejam lançadas sobre Ele (I Pd 5.7), sabendo que Seu cuidado é real. Que sejam orações sinceras, sem máscaras e sem farisaísmo, simplesmente que o nosso quarto seja o lugar de oração, não as praças públicas (Mt 6.5-6). Ninguém precisa saber que eu oro, mas que todos percebam de forma inequívoca que tenho comunhão com Aquele que é o Senhor.

Sonho com uma igreja onde não seja preciso apelos constantes à contribuição, mas onde a graça de Deus abunde nos corações de tal forma que o contribuir deixe de ser uma “carga” para ser um momento de festa, de alegria, pois é a esse momento que Deus aceita e ama (2 Cor 9.7). Que as necessidades dos irmãos sejam supridas em amor, mas também em gestos (Tg 2.15-16), sabendo que naquilo em que ajudo o meu irmão necessitado, a Deus mesmo o faço (Mt 25.40).



Sonho com uma igreja onde o louvor seja algo espontâneo, onde haja liberdade para a adoração, mas que haja espírito e verdade (Jo 4.24). Que seja adoração em espírito, pois Deus é Espírito, mas que também seja adoração em verdade. Em verdade humana e em verdade bíblica. Que quando eu cantar para o meu irmão: “eu sou um com você...”, eu realmente seja assim, senão não é “em verdade”, e que seja uma verdade da Palavra, pois se não for assim, é adoração mentirosa. E que não seja preciso animadores de auditório e nem instrumentos sagrados para me levar ao “êxtase”, ma que a simples presença daquele que é digno de ser adorado me encha o coração e a boca, e que Ele se agrade do meu louvor, como cheiro suave.

Sonho, ainda, com uma igreja que celebre a ceia na esperança da volta do noivo, como uma mulher amada espera pelo seu amado ao anoitecer (1 Cor 11.26). Que haja alegria no partir do pão e no beber do vinho, pois não temos como participar da mesa que celebra a morte sem lembrarmos que a mesma morte foi vencida (Lc 24.5). Celebramos a ceia como um menino que relê um livro: já sabemos o final da história. E se ele venceu a morte, como tinha prometido (Mt 20.19) é certo que voltará um dia para nos buscar, como prometeu (Jo 14.3).

Será que este sonho poderá se tornar realidade?
Aliás, porque uma realidade do Séc. I se tornou um sonho (talvez utópico, não sei) no Séc. XXI?

Maranata, vem Senhor Jesus!

Avião profético apostólico: você ainda terá o seu!

Um homem que sonha e realiza seus sonhos. Assim, é o Apóstolo Renê Terra Nova. E hoje, 22 de julho, mais um sonho em sua vida se concretiza. Às 17h45 minutos, desta quarta-feira, pousava no Terminal II, do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conhecido também como ‘Eduardinho’, o Falcon 010, de prefixo PR – EGB, aeronave adquirida para o deslocamento do Apóstolo Renê em suas jornadas apostólicas pelo Brasil.

Dezenas de discípulos aguardavam ansiosamente no saguão do aeroporto a chegada do avião, o que ocorreu no final da tarde. Ao pisar em solo amazonense, o Apóstolo Renê Terra Nova agradeceu a Deus pela graça alcançada e discorreu um breve discurso de agradecimento. Segundo o seu coração, o avião não é de propriedade dele, mas do Ministério e da Visão Celular, pois facilitará a consolidação de seus discípulos em todo o Brasil. Emocionado, o apóstolo descreveu seu sentimento:

Hoje, é mais um sonho que se realiza. Deus sabe que esse avião não é pra mim. É de todos. Essa vitória não é só minha, mas de todos que fazem parte desta história. Minha família, a igreja, meus discípulos e a Visão. Este avião é sinal de um milagre, e todos aqui vão receber verdadeiros milagres em sua vida, ministério e família”, disse o Apóstolo Renê Terra Nova.

Cumprimento de profecia – A compra da aeronave é cumprimento da profecia de grandes homens de Deus que declararam que, neste ano, o Apóstolo Renê Terra Nova estaria em seu avião. Campanhas de oração, ofertas voluntárias de todo o Brasil e exterior, além de muitas palavras proféticas davam sinais da realização deste grande sonho. Hoje, é o grande dia do cumprimento.

A Visão Celular no Modelo dos 12 no Brasil já tem um avião, voando em prol do M12 e em prol unidade do Corpo de Cristo no Brasil. Não pregaremos somente nos Congressos da Visão Celular, mas também em todos os eventos que somos convidados, que contribuam para a benção de estarmos juntos como Corpo de Cristo, numa grande avançada de tomada de território”, são as palavras do Apóstolo Renê Terra Nova, durante o primeiro voo do FALCON 10, no trajeto Goiânia-Manaus, no último dia 22 de Julho.

O Apóstolo ainda comentou sobre o primeiro voo oficial do avião: “O sonho se cumpriu e o avião já está na mão da Visão. E hoje começou a rota que estávamos esperando, a primeira rota oficial: Goiânia–Manaus. Acredito que Deus permitiu esta rota porque tem uma chave de avivamento em Goiânia, e tem outra chave de avivamento em Manaus. Acredito que Deus está mostrando que chegou o tempo das asas serem abertas, e começar um voo novo. Assim, o sonho se cumpre. As sementes plantadas frutificaram e agora você fez conosco a primeira viagem oficial da aeronave. Deus te abençoe e te prospere e que as sementes da sua vida, que foram plantadas neste avião, explodam e que dêem frutos a 100 por 1.

Fonte: [ http://www.reneterranova.com.br/blog ]


Se antes o sonho de todo pastor era construir uma catedral, agora é adquirir seu próprio avião. Repentinamente, a classe pastoral foi tomada por um complexo de Ícarus.

Ora, se fulano pode, por que eu não?

E assim, cresce a cada dia o número de pastores que desfilam pra baixo e pra cima em suas aeronaves particulares.

O que antes só era visto do lado de cá da linha do Equador (EUA), agora está cada vez mais comum nas terras tupiniquins.

Ter um avião passou a ser sinônimo de estar sob a bênção e a aprovação divinas.

Quanta tolice!

O que pensa o mundo acerca de nossas megalomanias?

Um desses líderes que acaba de adquirir um jato, afirmou em uma mensagem recente:

"Somos [sic] entre os quinhentos homens mais bem-sucedidos do Brasil que possuem um jato. A visão desatou novos líderes e milionários. Pastores e líderes que possuem casa, patrimônio, empresas e templos (como Igreja) acima de milhões, o que fez ministérios e líderes milionários. Sabe por quê? Deixamos de ser tímidos, saímos dos decretos de morte e entramos no decreto de vida. Por isso, estamos ousando conquistar no sobrenatural."

Que credibilidade teremos para pregar o Evangelho da Graça e do Reino de Deus, se nos prostramos ante a Mamom?

Estou corado de vergonha.

Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, almejou tanto luxo. Poderiam ao menos ser discretos. Mas em vez disso, sentem a necessidade de ostentar.

Qual será o próximo sonho de consumo dos mega-pastores? Um transatlântico?

E o que mais me incomoda é saber que a maioria deles prega pra gente muito humilde, que mal consegue adquirir um carro usado. É o dinheiro dessa gente humilde que sustenta a megalomania dos seus líderes.

Enquanto isso, as convenções e seminários em hotéis continuam servindo como feira de vaidade, onde cada qual quer ter mais vantagem pra contar aos seus colegas.

Vale aqui a exortação de Cristo à igreja em Laodicéia:

"Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse 3:17).

Lembremos que o sonho de Ícarus tornou-se no seu maior pesadelo. Um dia as asas derretem...

O mito de Ícarus encontra paralelo no Oráculo de Deus acerca do Rei da Babilônia:

"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono (...) Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo" (Is.14:13a,14-15).

Que Deus levante em nossos dias uma geração de líderes segundo o Seu coração, que não se corrompam com as ofertas do Mundo, mas que sejam verdadeiros agentes transformadores do Reino.

Autor: Hermes Fernandes

25 de julho de 2009

EVANGÉLICOS SEM IGREJA!

O crescimento numérico da igreja evangélica tem impressionado a todos. Entretanto, pesquisadores revelam que o grupo que mais tem crescido nos últimos anos é o dos “crentes sem igreja” – pessoas convertidas, mas que, decepcionadas com os rumos da pregação e da instituição, optaram por uma caminhada pessoal, vivida na intimidade, ou então pela formação de pequenos grupos nos lares, reeditando o cristianismo do primeiro século.

Na raiz da insatisfação, dois aspectos parecem sobressair quando o assunto é a pureza da mensagem bíblica, a chamada sã doutrina: o legalismo (excesso de leis e regras) e a ênfase nos bens materiais, que se convencionou chamar de “prosperidade”. Se o legalismo assusta e contribui para afastar pessoas da igreja, a ênfase na prosperidade é uma faca de dois gumes.
Se por um lado, a controvertida doutrina deu uma “espanada” no desânimo, combatendo a mente passiva dos crentes, por outro, é acusada de falsificar a mensagem evangélica, tornando-a muito parecida com as metas e ambições deste mundo. O pastor Osmar Ludovico disse:: “Pregadores comunicativos, cultos bem produzidos, apoio de mídia, testemunho de empresários bem-sucedidos e de convertidos famosos... Tudo se faz para segurar os fiéis ariscos, que se tornaram consumidores exigentes, prontos para criticar e se mudar quando contrariados. A igreja se tornou um negócio, pastores se tornaram executivos, o ministério um gerenciamento”, ele afirma, temendo que esteja em curso um processo de “rendição a Mamom”, no qual a eficiência passa a ser medida não mais pela santidade e influência profética, mas pelas leis do mercado como a produtividade, performance e faturamento.


Para o reverendo presbiteriano Éber Lenz César, por maiores que sejam as fraquezas e os defeitos que se possam encontrar, “a Igreja ainda é a noiva do Senhor e caminha ao encontro do Noivo buscando se aperfeiçoar sobre o tripé santificação, comunhão e missão”. Ele conclui citando a carta aos Efésios: “Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela para a santificar. Assim como Ele amou, nós também devemos amar a nossa igreja e nos santificarmos para que ela possa ser melhor a cada dia”.

Após tanto crescimento – e alguns escândalos –, a igreja evangélica estará diante de uma crise? Ou estará passando por uma nova Reforma? O fato é que muitos andam descontentes com o que vêem e questionam o modelo de igreja refletido na mídia. Se este desapontamento não pode mais ser ocultado, cabe a pergunta: de que igreja os cristãos sentem falta?

Fonte: Revista Enfoque.


http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=71&materia=760

13 de julho de 2009

O CORAÇÃO DESIDRATADO



Você está acostumado (a) com a sede física. Seu corpo, segundo estimativas, é de 70% líquido. Exceto pelo cérebro, pelos ossos e alguns órgãos, somos balões de água ambulantes.

Temos de ser. Pare de beber água e veja o que acontece. Os pensamentos coerentes desaparecem, a pele fica ressecada e os órgãos vitais se paralisam. Seu corpo precisa de água como uma pessoa exausta precisa de ar.

Na verdade o Criador o protege com a sede - um "indicador de carência de líquido". Deixe seu nível de líquido ficar baixo e observe os sinais. Boca seca, dor de cabeça, joelhos fracos; Prive seu corpo de líquido tão necessário, e seu corpo lhe dirá.

EXISTE UMA ÁGUA AINDA MAIS NECESSÁRIA:
Prive sua alma da água Espiritual, e sua alma lhe dirá. Corações desidratados enviam mensagens desesperadas. temperamentos ríspidos. Ondas de preocupação. Uma fera rugindo de medo e culpa. Você acha que Deus quer que você seja assim? Falta de esperança, falta de sono, solidão, ressentimento, irritabilidade, insegurança. Esses são avisos. Sintomas de um coração profundamente seco.

Onde se encontra água pra alma?
Jesus deu a resposta: "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura (Bíblia) rios de ÁGUA VIVA correrão de seu ventre" (Jo 7:37,38).

Clame a JESUS por está ÁGUA VIVA e seu coração será inundado por uma certeza que tens Paz real. Você entenderá de onde algumas pessoas são complexamente diferentes.

Bons goles de ÁGUA VIVA e serás diferente também!

10 de julho de 2009

10/07: 500 anos do nascimento de João Calvino


Há exatos 500 anos (10/07/1509), nascia em Noyon, na França, o reformador João Calvino. Igrejas reformadas do mundo inteiro celebram a data. Na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro (junto à Praça Tiradentes, Centro), celebraremos a data com a inauguração da Praça João Calvino pelo prefeito da cidade Eduardo Paes. Todos estão convidados.
O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, elogiou nesta sexta-feira "a extraordinária" figura do protestante francês João Calvino (Jean Calvin, 1509-1564), "um cristão" que deixou "marca profunda na face da terra", escreveu.
O elogio a Calvino, o teólogo que durante a Reforma Protestante defendeu uma férrea disciplina chamada calvinismo, foi escrito pelo historiador Alain Besançon, por ocasião do 500 aniversário de nascimento do célebre pensador.
Segundo o jornal, "dois homens tiveram a força de mudar o destino europeu: Jean-Jacques Rousseau que transformou (com suas ideias) o século XIX e o XX, e Calvino, ainda mais".
O jornal do Vaticano sustenta que "a organização calvinista é uma genial criação", que soube "resistir a todas as mudanças e revoluções da modernidade" graças a sua "superioridade e eficácia, comparada ao rígido autoritarismo do mundo luterano".
Calvino nasceu no dia 10 de julho de 1509, na Picardia, norte da França e morreu em Genebra no dia 27 de maio de 1564.
O movimento calvinista conta, atualmente, 600 milhões de fiéis em todo o mundo.
Assim como seu contemporâneo Martim Lutero (1483-1546), a quem nunca conheceu pessoalmente, Calvino privilegiou a leitura bíblica, o desapego a bens materiais e a "saúde pela fé".
Em 1533, tornou-se adversário da Igreja Católica e condenou, assim como Lutero, o poder do Papa e dos concílios, assim como a confissão.
Sua obra-prima, "L'Institution de la religion chrétienne" (1536), A Instituição da Religião Cristã, preconiza um protestantismo rigoroso.
O chamado calvinismo, uma variante do protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Holanda, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.
Foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do nome de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem a "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.
Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra havia se tornado, definitivamente, um centro do protestantismo europe.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade.
Segundo o historiador de religiões Odon Vallet, é difícil hoje em dia dizer "quem é calvinista e quem não é". Destaca que os anglicanos foram influenciados ao mesmo tempo por Calvino e pelo catolicismo, enquanto que entre os evangélicos, há uma parte "histórica" calvinista.

Síntese do Precursor da Doutrina Predestinação

1509 - Nasce em Noyon, na Picardia, (próximo a Paris), no dia 10 de julho. Seu pai, Gérard Cauvin, era secretário do bispado de Noyon.
1521 - Aos 12 anos, devido à influência que seu pai tinha, passou a receber alguns cargos eclesiásticos na região.
1523 - Ingressa na Universidade de Paris.
1528 - Forma-se em Filosofia e Dialética na Universidade de Paris. Aos 19 anos recebe o grau de mestre em Teologia.
1528 - Na Universidade de Orléans, França, começa a estudar Direito.
1529 - Muda-se para a Universidade de Bourges, França, onde inicia também os seus estudos de Grego.
1531 - Forma-se em Direito pela Universidade de Bourges.
1531 - Perde seu pai, que falece neste ano.
1531 - Estuda grego e hebraico no Colégio da França.
1532 - A publicação de seu Comentário ao Tratado de Sêneca sobre a Clemência, em abril, já era um indício de que sua conversão estava iminente.
1532 - Converte-se à doutrina protestante.
1533 - Começa a defender os protestantes contra a Inquisição.
1533 - Em 1° de novembro, Cop profere seu discurso de posse como reitor da Universidade de Paris. Cop recebe ajuda de Calvino para escrever o discurso, que continha idéias de Erasmo e Lutero.
1533 - Esconde-se junto com Cop em Angoulême, França, fugindo do rei Francisco I, opositor de todos os simpatizantes de Lutero.
1534 - Em 4 de maio chaga à Noyon afim de renunciar aos benefícios eclesiásticos que detinha. Ao chegar na cidade é preso.
1536 - Novamente é preso por pregar doutrinas do protestantismo.
1536 - Breve passagem pela côrte de Ferrara, Itália, onde tenta converter sua compatriota, a Duquesa Renata.
1536 - Fugindo da Inquisição Católica, se estabelece em Genebra.
1538 - Junto com Farel, é expulso de Genebra acusado injustamente de arianismo. Se estabelece em Strassburgo, na França (divisa com a Alemanha).
1541 - O partido de seus amigos assume o poder em Genebra. Volta à cidade e assume o poder em 13 de setembro.
1541 - Estabelece uma nova Constituição, as chamadas Ordenanças Eclesiásticas, onde redefinia a ordem de poder na Igreja Suíça.
1551 - Sofre oposição de Bolsec, que afirma:"a teoria da predestinação é falsa". Ele é expulso de Genebra, volta para a Igreja Romana e escreve uma biografia caluniosa de Calvino.
1553 - Ordena a morte de seu opositor, o espanhol Miguel Servet, que morre queimado.
1555 - Todos os calvinistas são excomungados do catolicismo.
1559 - Funda a Universidade de Genebra.
1564 - Morre no dia 27 de maio, aos 55 anos.

Muito valorizado por seus pensamentos e escritos, foi considerado por homens como Jacobus Arminius:
Depois da leitura da Escritura, a qual ensino, inculcando tenazmente, mais do que qualquer uma outra… Eu recomendo que os Comentários de Calvino sejam lidos... Pois afirmo que, na interpretação das Escrituras, Calvino é incomparável, e que seus Comentários são para se dar maior valor do que qualquer outra coisa que nos é legada nos escritos dos Pais — tanto que admito ter ele um certo espírito de profecia, em que se distingue acima dos outros, acima da maioria, de fato, acima de todos”.

1 de julho de 2009

Obreiros no anonimato...




Como reagiria o seu coração se pudesse alcançar os propósitos de Deus e descobrisse que o lugar que ele lhe reserva é nos bastidores, atrás das cortinas? Estaria pronto — mais que isso, alegre — para dedicar-se nos bastidores? Seria capaz de alimentar seu espírito tão somente com a aprovação de Deus, sem nunca relatar aos outros suas ofertas, as madrugadas de oração ou mesmo o serviço despendido?

Essas difíceis respostas nos revelarão para quem trabalhamos, a quem servimos, se ao Senhor ou à igreja. A forma como reagimos ao destaque que nos dão — ou não — também é um bom indicador.Quando de fato servimos ao criador, importa-nos sermos úteis; vale mais ouví-lo que falar, estamos satisfeitos em ser servos. Se o nosso coração é grato ao Senhor, o serviço que desenvolvemos é a oferta, o tempo que gastamos com o aflito é investimento; as horas de oração são instrução. Alegramo-nos com o crescimento do Reino, a despeito de quem esteja sendo destacado; exultamo-nos com as bênçãos do outro, mesmo que ninguém tenha nos notado…

Como Belém ou Nazaré, pequena e discreta, mas imensa em valor para os propósitos de Deus, estejamos eu e você dispostos à doação anônima, ao serviço desinteressado, a nos dedicar por gratidão. Afinal, nossa coroa já foi conquistada, nosso Mestre morreu servindo e nos garante que no céu, o maior é aquele que servir o menor.

João 3. 30:
"Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante."
Versão NTLH

..."É necessário que ele cresça e que eu diminua"
Almeida Revista e Corrigida


Em Cristo,

Cleison Brügger de Oliveira.